segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Motor 3

Motor 3 - finalmente escaneada !




Update 16/10/16 : Atualizado o link !

Finalmente tive um tempo livre e após um post do Autoentusiastas falando sobre o "O bom motorista é o motorista macio" comecei um projeto de escanear as minhas revistas Motor 3 e disponibilizar pra toda a nova geração que não pôde ler as revistas na época.


O link é : http://www.mediafire.com/file/0ivhfbstujh1kb9/Motor3_001.pdf


A revista ? Sem dúvida uma das melhores, com um time de jornalistas entusiastas, não apenas em automóveis, mas também motos, aviões e barcos.


Comecei a comprar-la em 1982, a partir do nº 12. Depois que a conheci só comprava ela, em vez da Quatro Rodas que colecionava desde 1977. 
A revista durou até 1987 e deixou saudade por suas opiniões e testes, aonde José Luiz Vieira nos levava junto, em cada acelerava.


Além dos ensinamentos aprendi sobre a importância da segurança, da direção defensiva, de curtir o seu carro, mesmo que seja um modelo modesto. Foi onde aprendi a frear uma moto corretamente, dosando a força no freio dianteiro e usando o traseiro apenas para equilibrar a frenagem, coisa que os "motoqueiros" de hoje em dia negligenciam.


Esses primeiros números ganhei de meu tio, após me prometer dar de aniversário em 1984 aproximadamente. Vibrei na época, ao ganhar essas revistas que eu tanto ansiava e gostava !


Relendo a primeira edição nota-se a análise detalhada dos carros, o lançamento do Gol 1980 com o anêmico motor 1300 à ar ( depois chamado por alguns de aleijado das 4 rodas ). O elogio ao comportamento dinâmico do carrinho, que só se mostraria ( e explodiria nas vendas ) depois do uso do motor MD270 à agua ( e o AP600 depois ).


Gol 1980

Outra matéria interessante é o teste do Alfa Romeo Ti4. Apesar do altíssimo preço o carro não tinha sequer vidros elétricos, só ar condicionado e a direção hidráulica, que era uma novidade no ano modelo 1980, haja braço pra segurar um carro daqueles, pesado.


Alfa Romeo Ti4

Veja os demais números escaneados clicando no marcador motor3
Todas as imagens desta postagem são meramente para entretenimento e divulgação da revista. Este blog não tem nenhum fim lucrativo e nem de comercialização. Todos os direitos pertencem a Editora Três.

14 comentários:

Douglas Antunes disse...

Parabéns pela iniciativa de digitalizar a saudosa Motor-3. Sempre tive curiosidade para conhecer a primeira edição, e vocês me proporcionaram isto.

Nasci quase quatro anos depois da revista terminar a sua história, de modo que não tive a oportunidade de acompanhar as edições. Infelizmente, mas muito infelizmente, a melhor revista de automóveis morreu com 83 edições, deixando uma enorme legião de entusiastas órfãos.
E pensar que o inesquecível teste da Mercedes 300SL 1955, para mim o melhor já escrito no Brasil, foi publicado apenas três edições do fim...

De todo modo, temos as revistas pra recordar destes tempos, e só posso agradecer a iniciativa.

Grande abraço!

Xracer disse...

Obrigado pela força Douglas !

Vou continuar a escanear essa maravilhosa revista em breve !
Estou por este mês bastante ocupado terminando uma pós-graduação, mas assim que acabar voltarei a fazê-lo !

Gostei muito também de seu blog, já sou seu seguidor agora !

Douglas Antunes disse...

Xracer,

Quem agradece sou eu!Fiz o download da primeira edição e estou aqui me divertindo ao lê-la.
O editorial do JLV é um dos melhores que já li, e a iniciativa de publicar uma foto com cada colaborador da revista ao lado do seu carro pessoal é algo que merecia ser seguido pelas demais publicações.

Fico contente por ter gostado do meu blog, e digo que Gostei muito do seu blog, tem muita coisa bacana, e já sou seguidor do Spin Brothers.

Abraço!

Bona disse...

Amigo, Eu também gostaria de ver a 1ª edição. Porem o link esta quebrado, ficaria muito satisfeito se alguém o atualizar.

Xracer disse...

Efetuado novo Upload e atualizado o link !

Anônimo disse...

Bom Dia,
Não sei se VC pode me ajudar, mas vamos lá.
Teria como VC me informar qual o numero da revista motor 3 na qual saiu uma reportagem sobre Adalberto Tagashira (piloto da 5000)?? Ele já faleceu ha muito tempo e gostaria de arrumar essa reportagem para mostrar ao filho dele.
Agradeço a atenção.

Xracer disse...

Anônimo,

Não tenho essa informação por agora, nem todas as revistas estão na minha casa no momento para eu verificar. Agradeço se alguém tiver a informação e comentar aqui !

Juninho Fonseca disse...

Boa noite! Estou muito interessado em ver mais revistas Motor 3 aqui no blog, de preferencia as que falam sobre o Maverick. Continue com o bom trabalho. Ford Abraço. - Juninho Fonseca

www.mavericknahistoria.blogspot.com.br

Grupo Scribd disse...

Boa noite, parabens pela iniciativa, vcs sabem me dizer qual e o numero da Motor 3 que tras um teste de opala cupe 6 cc acho que 82 ou 84 e tambem uma reportagem do chevette com motor 2.5 do opala. Obrigado

Xracer disse...

Grupo Scribd,

Obrigado por comentar, em breve faço upload novamente da revista, foram tantas vezes que pus e depois deletaram que cansa, uma hora reúno todos as revistas e faço um torrent e deixo semeando.

Quanto a essa reportagem lembro-me de a ter lido, quem a fez parece-me que foi o Paulo Celso Facin e não o Jose Luiz Vieira, no entanto as revistas não estão ao meu alcance no momento, lamento não poder dar essa informação agora. Novamente apelo para quem souber que poste um comentário aqui.

Tiago Cardoso disse...

Amigo, poderia reupar as edições de Motor 3 que estão em off? Ou me enviá-las por e-mail? Grato.

Xracer disse...

Tiago Cardoso e demais,

Reupei as revistas Motor3 número 1 e 2, a primeira com 51 MB e a segunda com imensos 232,7 MB. Estou procurando as demais no meu backup para reupar também.

Tiago Cardoso disse...

Agradeço pela gentileza e préstimos aguardo ansiosamente pelas demais.

Unknown disse...

Obrigado por realizar a postagem da revista. Li o teste do Gol e o detalhamento e conteúdo do texto escrito e algo impensável (e muito contrastante) para as publicações atuais (exceto a Classic Show a meu ver). Como curiosidade a forma como a ficha técnica é apresentada é igual a revista Car and Driver americana.