sábado, 2 de maio de 2020

Occidental Schools - Parte 2 - Kits

continuando...

Mostro aqui o outro folder que vinha no envelope que a Occidental Schools, uma Escola de Ensino por Correspondência, enviava aos interessados. Toda a apresentação e materiais eram de boa qualidade gráfica, bem melhor do que dos concorrentes Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Rádio Tecnico Monitor, além de outros. 

A exploração espacial e a ida do homem à Lua eram constantes no material, reafirmando a necessidade de estar na vanguarda da ciência, fazendo um elo entre ser um técnico de reparos e o almejar galgar um ensino superior, após logicamente ter feito o curso deles !


Esse era o primeiro kit, realmente muito bom e no qual dava para fazer as 65 experiências e testar outras, sem nenhum risco de tomar choques e aprendendo da forma mais didática e divertida possível.

O segundo kit, que recebi também, era um jogo de ferramentas, com um ferro de soldar, alicates e chaves de fenda, além de uma espécie de pinça para ajudar a segurar componentes e dissipar excesso de calor. Ferramentas simples e baratas, porém imprescindíveis e úteis.
O terceiro kit nao cheguei a receber, era um interessante injetor de sinais, que seria prático para conserto de rádio, da parte de amplificação principalmente. Não cheguei a receber porque a Escola dava um prazo para o término, mas após um certo tempo, tendo já pago tudo, eles demoravam a enviar as lições pelo Correio, causando um atraso. Isso ocorria porque o curso era numa significativa quantidade de lições, cada uma tinha que ser estudada e retornar pelo Correio uma prova, se você não acertasse no mínimo 7 de 10 questões não recebia a proxima lição, o que podia ensejar atrasos. Foi o que ocorreu comigo.
O 4० kit era um receptor de Rádio de 4 faixas, somente em AM com as opções de ondas médias, tropicais e curtas. 

O kit de Televisão era muito interessante, uma TV em preto e branco para o aluno montar e soldar peça a peça, porém o cinescópio não fazia parte do mesmo, sendo a parte mais cara do conjunto. Quando eu fiz o curso havia a opção de fazê-lo com ou sem esse kit, sendo a diferença significativa. Ainda bem que optamos por fazer sem, pois senão o prejuizo teria sido grande. Quando acabou o prazo que deram comunicaram-me que pra prosseguir eu teria de continuar pagando mês a mês novamente. Nessa época eu já estava entrando no 2o Grau, o hoje ensino medio, e meu tempo para estudar estava fixado nisso. Já dentro de mim aumentava a vontade de fazer Engenharia Eletrônica ou mesmo a Elétrica (disponivel no meu estado), o que depois vim a estudar.  




E por fim, para aqueles que conseguissem estudar tudo e driblado os atrasos (deliberados ou não) e terminassem o curso, receberiam um testador de transistores, ainda sem leds e sim uma lâmpada de neon, enfim, seria o prêmio de formatura.

Como aluno da Escola poderíamos comprar as fantásticas "reguas de Calculo", todas americanas e em inglês, mas que na época me fascinaram, mesmo porque a micro computação estava comecando, as calculadoras programáveis e os micros fariam elas totalmente anacrônicas em pouco tempo.

Eram de material muito bom, eu comprei 4 dessas 6, recebi, achei lindas e nunca usei-as. Tenho-as guardadas até hoje e em outro post eu mostro, junto com o meu kit OSK-65 das experiências eletrônicas. 


Por fim eu gostaria muito de mostrar o curso em si, mesmo incompleto, mas doei-o para o Instituto de Informática da UFG, junto com minha coleção da revista "Nova Eletrônica".

Se você também fez esse curso, recebeu e montou esses kits, por favor deixe seu comentário aqui.

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

14 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Já que mencionou o Instituto Universal Brasileiro, vale lembrar que até gibis (não lembro se da Disney ou da Turma da Mônica) traziam propagandas dos cursos por correspondência, mesmo que o público infantil não fosse necessariamente o mais provável a querer fazer um curso desses. Eu como sempre fui um moleque curioso às vezes pensava em tentar fazer o curso de eletrônica de rádio e TV, mas tenho certeza que eu era uma exceção e não a regra.

Xracer disse...

Kamikaze, voce nao era exceção nao, rsss.

Eu mesmo então fui influenciado, porque devorava as revistas e manuais Disney da Editora Abril, tinha 14 anos quando comecei a fazer esse curso por correspondência e montar kits eletrônicos (revistas Divirta-se com a Eletrônica e a Nova Eletrônica) e foi o catalisador para que eu tivesse a certeza de querer fazer o curso de Engenharia Elétrica.

Seja sempre bem vindo para comentar aqui !

Jaelson Lima disse...

Comprei, recentemente, as apostilas do curso de eletrônica básica. Tenho todos os fascículos até a 9ª remessa. Estou digitalizando e em breve estarão disponíveis no Blog do Picco. Quem quiser ajudar a completar a coleção por favor envie para o Picco os seus fascículos digitalizados.

Xracer disse...

Sim Jaelson, uma otima iniciativa a sua ! Eu tinha o curso, mesclando as apostilas antigas com as mais novas, atualizadas, ate o inicio da parte de Televisão, muita coisa mesmo ! Vai ser ótimo poder rever as lições no Blog do Picco, que recomendo fortemente a todos por seu imenso repositório de revistas e livros de eletrônica, radio e TV. Visite e siga meu Blog, bem vindo sempre !

Jaelson Lima disse...

Você tem como disponibilizar em PDF o manual SM-12 (relação das 65 experiências)? Tenho o kit OSK-65 e o manual de montagem do kit (SM-12A) mas disponho do manual das experiências.

Xracer disse...

Jaelson, pelo que entendi voce NAO tem o manual das experiencias. Ok, nao tenho por agora escaner, mas vou providenciar um emprestado e esse manual sera um dos primeiros arquivos que escanearei.

Jaelson Lima disse...

Obrigado!!! Já procurei em toda a internet e só encontrei o SM-12A (Manual de Montagem do Laboratório). O SM-12 (Lista de Experimentos) é muito raro. Até mesmo o manual do kit "Sciense Fair 65 in 1" que serviu de base para o kit da Occidental Schools é inexistente na NET.

Xracer disse...

Sim Jaelson, ainda o tenho, uma fina peça de propaganda dos anos 60 destacando as viagens espaciais com sendo o supra-sumo da eletrônica analógica.

João Lopes disse...


SM-12A - Manual do Kit Transistorizado - OSK-65 o manual tenho

tenho o kit falta-me o livro com as experiências, alguêm consegue arranjar

João Lopes disse...

Boa noite

Tenho o kit equipamento 65 in 1

Perdi o manual

Alguêm poderia disponibilizar o mesmo em formato electrónico como PDf ou mesmo JPG e postar ou enviar para jomacoll@sapo.pt

João Lopes disse...

tenho o kit 61 in 1

Perdi o manual

alguêm pode disponibilizar o mesmo em formato electrónico por exemplo PDF ou mesmo JPG

para contato usar o jomacoll@sapo.pt

Anônimo disse...

Fiz esse curso em 1982. Tenho o curso completo em excelente estado!

Unknown disse...

Alguém poderia disponibilizar o manual com as 65 experiências do kit OSK65 da Occidental Schools para cópia?

Alexandre Garcez Vieira disse...

Fui aluno da Occidental Schools nos anos 80, sou autista e na época era uma criança com 12 anos de idade. Devido a minha idade, fazia as provas presencialmente na sede da escola que ficava perto da praça da Sé em São Paulo. Após as provas eu passava pela Santa Efigênia com meu padrinho, comprava componentes e as vezes visitava a loja do Prof. Beda Marques e comprava os livros e kits de montagem do Prof. Newton C. Braga (querido Prof. Niltinho). Até hoje, tento recuperar os kits deste curso. Perdi tudo quando meus pais se separaram aos 16 anos de idade. Vivo procurando pela internet os kits originais. Mas o que mais gostava era o "Sm-12a Kit Osk-65". Se alguém tiver e quiser doar ou vender, por favor mande mensagem para tecagv1608@gmail.com. Obrigado!