sábado, 28 de junho de 2014

A jornada do Golden Hind

O barco de Drake
Sir Francis Drake foi o primeiro capitão inglês a circunavegar o globo, ainda no século XVI, após a pioneira viagem de Magalhães.
Essa conquista incrível elevou Drake ao status de herói na Inglaterra e o tornou um dos mais famosos cidadãos no mundo ocidental
Uma réplica do seu barco, o Corça Dourada (Golden hind) encontra-se para visitação no porto de Brixham, Inglaterra.
Mapa da viagem - http://www.goldenhind.co.uk/ 
Click aqui para um mapa maior


Os tesouros angariados por ele foram tão vastos, estimados em £ 600.000 em 1580 (cerca de £ 25 milhões hoje) que a parte da Rainha Elizabeth I foi mais do que o total que o Ministério das Finanças recebia por ano, o dobro dos custos da luta contra a Armada Espanhola em 1588 e, provavelmente, responsável pela coroa estar livre de dívidas no ano seguinte ao retorno de Drake.

Personagem polêmico, considerado pelos espanhóis um pirata, por ter atacado seus barcos na América, com o consentimento da Rainha da Inglaterra, seu nome é mais conhecido pela "Passagem de Drake", local que separa os Oceanos Atlântico ,Pacífico e a Antártida.


Expedição ao Pacifico
Em 15 de novembro de 1577 Drake, com a aprovação da Rainha Elizabeth 1, partiu de Plymouth Sound com sua pequena frota. Esta expedição foi em uma escala maior do que qualquer exploração anterior. A Nau Capitânia de Drake era o Pelican, armado com dezoito canhões e pesando cerca de cem toneladas. Além dissohavia a nau Elizabeth sob o comando de John Winter e a nau Marigold, bem como um navio de suprimentos - o Swan - e o Benedict.
Ao todo, foram cento e sessenta homens, incluindo o irmão mais novo de Drake, Thomas. Havia também o capitão Thomas Doughty de quem havia rumores de traição que Drake não aceitaria.
Poucos dias na viagem a equipe toda teve que retornar a Plymouth para reparos após entrarem  em uma tempestade e eles não partiram novamente até 13 de dezembro. Ao largo da costa de Marrocos alguns prêmios insignificantes foram tomados e os estoques de frutas frescas e aves foram repostos. Também uma pequena embarcação que levou esses gêneros para Drakes , ele a  rebatizou de Christopher.
O Próximo destino foram a ilhas de Cabo Verde, aonde mais itens foram armazenados e obtidos antes do impulso final através do Atlântico. A viagem foi envolta com tristeza e parecia haver um mal agouro. No momento em que chegaram ao Rio da Prata a  superstição e a desconfiança grassavam entre a tripulação e ficou claro que a causa disso foi a dissidência de Thomas Doughty.
Finalmente, sua traição veio à luz e a fúria de Drake ferveu. Ele ordenou o julgamento por sedição. Doughty foi julgado pelo júri, acusado de motim e condenado à morte. Doughty pediu que fizessem uma comunhão antes da sentença que ele levou com Drake, em seguida, eles beberam e jantaram juntos antes Doughty ser decapitado.
Ficaram pelas próximas seis semanas em Port St. Julian. Reorganizando para a próxima etapa da viagem e aumentando a moral que havia faltado até este ponto.
O Golden Hind e o Estreito de Magalhães
Kit da Nave Capitânia da expedição - Fonte : www.oldmodelkits.com
Eles levantaram âncora em 17 de agosto de 1578 e dentro de três dias chegaram na  temida entrada do Estreito de Magalhães. Foi aqui que Drake renomeou o Pelicano e batizou-lhe de Golden Hind como uma homenagem ao seu amigo Christopher Hatton (um dos patrocinadores da expedição) cujo brasão de família apresentava uma gazela (fêmea do veado).
A passagem era tortuosa. As cartas náuticas não eram confiáveis ​​e todo dia era crítico. Eles completaram esta viagem perigosa em apenas 16 dias e, finalmente, Drake realizou seu sonho e navegou pelo Pacífico. A porta para a casa do tesouro da Espanha parecia entreaberta. Em seguida, um enorme vendaval atingi-os e uma tempestade durou cerca de duas semanas, no meio das quais ocorreu um eclipse lunar. Finalmente Drake descobriu que a Marigold tinha naufragado. Os outros navios esperaram em um porto de abrigo, mas uma outra tempestade os separou e a nau Elizabeth reentrou o estreito e voltou para a Inglaterra acreditando que os outros estavam perdidos. Assim Drake e o Golden Hind eram tudo o que restava.
Ele se dirigiu para o norte para Valparaiso e capturou um grande navio de transporte de ouro. Então Drake partiu para o Porto de Lima em busca dos maiores navios do Rei da Espanha. Eles entraram no porto em silêncio e aliviaram um número de navios ancorados de seus despojos. Lá também souberam que a nau "Senhora da Conceição" tinha partido recentemente - um famoso navio e um prêmio digno. Eles partiram em perseguição e com a surpresa do seu lado capturaram-na com apenas um tiro.
Interior do barco - fonte : http://www.goldenhind.co.uk/gallery.php
Em seguida, eles passaram para o norte em busca da mitica passagem noroeste . Eles continuaram procurando um porto seguro onde o navio pudesse ser reparado e reabastecido. Eles finalmente chegaram a Nova Albion, que se acredita ser o local da Baia de Drake na Califórnia. Eles partiram de lá cinco semanas mais tarde, com o conhecimento que eles tinham agora não tiveram escolha, a não ser atravessar o Pacífico e circunavegar o globo se quisessem chegar em casa com segurança.
Drake havia tido a precaução de levar um piloto chinês com eles para auxiliar a navegação e eles partiram em 23 de julho. Eles não viram terra novamente até as ilhas Pelew, aqui eles foram vítimas de um povo hostil que roubaram alguns de seus tesouros. Eles finalmente prosseguiram para Ternate, onde se reuniram com o sultão que os tratao muito bem, oferecendo a posição de negociar seus produtos em concorrência com os o Portugueses. Este foi um tratado de grande importância para a Grã-Bretanha mais tarde, quando a Companhia das Índias Orientais desenvolveu seu comércio no Extremo Oriente.
Indo para casa de lá o navio foi atingido por ventos e encalhou em um recife. Milagrosamente eles foram libertados por uma mudança no vento e navegaram dali para diante. Movendo-se com cautela nos recifes traiçoeiros e bancos de areia. Finalmente, no dia 08 de fevereiro eles estavam a caminho de Java. Aqui, novamente, eles foram hospitaleiramente entretidos pelos rajás locais, no entanto a notícia da aproximação de outros navios forçou Drake a definir o curso para casa. Eles dobraram o Cabo da Boa Esperança, sem incidentes e, finalmente, em 26 de dezembro de 1580 navegaram chegando em Plymouth.
Muito pode ser dito sobre o que aconteceu depois, mas em resumo Drake navegou com o Golden Hind para Londres, onde ele foi nomeado cavaleiro e jantou com a rainha, a bordo do navio. Adornou seu navio com grandes faixas algumas das quais ainda podem ser vistas na Abadia de Buckland, em Devon, Inglaterra.
Mais informações sobre o navio e a viagem podem ser obtidas no site indicado abaixo, aonde essas informações foram retiradas e traduzidas por mim.
Fonte : http://www.goldenhind.co.uk/voyage-golden-hind.php


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