sexta-feira, 21 de outubro de 2011

É sexta-feira mas o Domingo vem ai


Este trecho que transcrevo mais abaixo após a capa do livro "É sexta-feira, mas o domingo vem aí", de Anthony Campolo, me fez pensar muito hoje...

Entretanto creio que o passado pode nos fornecer subsídios, por assim dizer, que influirão nas decisões que tomamos para o futuro. Temos que aprender com nossos erros, ter essa sabedoria, maturidade e discernimento, para evita-los e tomar essas decisões nos "Y" da vida, que nos conduzirão ao futuro glorioso que almejamos, ao gostoso dia de Domingo, ao dia do descanso, separado para nossa comunhão com Deus...

Se continuarmos agindo e pensando do mesmo jeito hoje, teremos os mesmos resultados no nosso futuro. Não poderemos reclamar que seja de outro jeito...


"      O passado realmente determina quem somos e o que somos? Os processos da infância, tais como aprender a usar o peniquinho, realmente predestinam o nosso comportamento futuro? Nada somos além de cães pavlovianos condicionados a reagir a estímulos específicos de maneira específica? Somos simplesmente produto de nossos ambientes e condicionamento?
     
    Acho que não! Ademais, é muito importante reconhecer que o evangelho não afirma tal conceito. A Bíblia não ensina que o passado determina o que somos; de fato, a Bíblia ensina algo radicalmente diverso. Segundo as Escrituras, o futuro contém as indicações de quem somos e o que somos no presente. O futuro, não o passado, é considerado a dimensão mais importante da personalidade humana. Quem acredita na Bíblia não fica satisfeito ao perguntar: "De onde vim?" Para o cristão, a pergunta mais importante é: "Aonde estou indo?"
     
      A Bíblia ensina que o passado ou os antecedentes não são a coisa mais importante a respeito da pessoa. Antes, como o cristão sabe, a coisa mais importante acerca de um indivíduo é aonde aquela pessoa está indo e que futuro ela escolhe.

      Esse pode ser o seu problema hoje. Você pode estar psicológica ou emocionalmente bagunçado simplesmente por se recusar a decidir fazer o que sabe que Jesus espera de você. Seu problema pode residir no fato de você ter sido enganado em pensar que existe alguma alternativa à vontade de Deus que lhe permitirá ser feliz. 

    Talvez você precise perceber que quando chegar a hora em que resolver viver de acordo com a vontade de Deus, então todas as coisas começarão a cooperar para o bem (Romanos 8:28). Talvez você devesse reconhecer que quando decidir a respeito do futuro, você se terá libertado de ser vítima do passado. Deus lhe permite a liberdade de decidir seu destino e, portanto, lhe dá a capacidade de transformar o seu presente. Você precisa tomar certas decisões finais. O futuro deve ser decidido não apenas para esta vida, mas para a vida porvir. Quais serão as suas decisões? Espero que você diga como Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15). Se você se decidir pelo Senhor e escolher viver de acordo com a sua vontade, terá dado importante passo rumo ao bem-estar psicológico e emocional."

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como frear uma motocicleta

Este post nasceu de uma necessidade de realmente esclarecer como frear corretamente uma motocicleta.
No dia a dia venho tenho encontrado motociclistas que não sabem frear a sua moto, por isso ocorrem tantos acidentes ! sei que são hábitos difíceis de tirar, muitos já caíram pondo pressão demais nos freios dianteiros e agora acham que eles são perigosos, quando na realidade são os principais !


O trânsito sobre duas rodas deve ser bem mais cauteloso, pois quando estamos sobre um veículo com apenas 2 rodas não existe o equilíbrio dinâmico que um veículo com mais rodas proporciona. Nesta se você perder a aderência de uma roda a outra fatalmente influenciará decisivamente no comportamento da moto como um todo.

Para não dizer que estou inventando, que meus 25.000 Km de experiência em 2 rodas não servem e nem me ensinaram nada, eu cito e recomendo o livro  Proficient Motorcycling: The Ultimate Guide to Riding Well (Motociclismo proficiente: O guia definitivo para guiar bem)  do legendário guru treinador de pilotos David L. Hough, que tem sido chamado de "um jornalista premier de motociclismo" e autor de "um dos livros mais amplamente respeitados na condução segura em ruas". Na mídia, ele é frequentemente chamado a prestar comentários de especialista sobre questões de motociclismo, e seu trabalho está na lista de leitura recomendada de muitos outros escritores de motociclismo.



Nele lemos na página 80 :

"Motos esportivas são particularmente suscetíveis a derraparem com a roda traseira, porque o balanceamento de peso é maior na roda dianteira, ainda que o freio traseiro seja um disco poderoso. Quando o freio traseiro é aplicado nessas motos esportivas com apenas o motorista, é fácil de derrapar o pneu. Se você perceber que sua moto tende a deslizar o pneu traseiro, mesmo que com apenas uma leve pisada sobre o pedal, ignore o freio traseiro e use apenas o freio dianteiro

Modulação :

Durante uma frenagem rápida é importante ajustar a pressão sobre as alavancas e pedais para aplicar a máxima força apenas um pouco menor que um arrastar (derrapagem) de pneu.
Demora cerca de 1 segundo para uma moto inclinar pra frente assim que os freios são acionados. Durante esse primeiro segundo é importante apertar progressivamente mais forte os freios até que a transferência de peso permita que a roda dianteira tenha a máxima frenagem.

Perto de chegar ao final da parada, assim que a energia cinética se dissipa, é necessário suavizar a pressão no freio um pouco. Se os pneus cruzarem um local escorregadio como sinalizações no asfalto ou manchas de óleo, é importante aliviar os freios momentaneamente até que se passe 
essas superfícies ruins. Na chuva, ou carregando um passageiro, o freio traseiro pode ser aplicado porque haverá comparativamente mais peso na roda traseira.


Táticas de Veteranos :


Vamos rever seis técnicas de veteranos para fazer paradas rápidas e seguras com o mínimo de pânico :

1) Tenha o hábito de usar o freio dianteiro sempre. Permaneça com esse hábito toda vez que você frear, mesmo se sua moto tiver freios integrados (frente/trás) ou ABS. Existe uma razão para as rodas dianteiras terem grandes freios: numa parada rápida, são os pneus dianteiros quem são empurrados sobre o pavimento. É tentador cair no hábito de apenas soltar o acelerador, ou ficar usando apenas o freio traseiro e acreditar que você pode usar rapidamente o freio dianteiro apenas naquelas raras ocasiões em que uma parada rápida seja necessária. O problema é que muitos poucos de nós podem sobrepujar seus hábitos. Em caso de emergência, faremos o que estamos habituados a fazer, sem pensar ! Então pense sobre isso após esses fatos, se você adquirir o hábito de usar o freio dianteiro sempre, você usará esse freio em uma situação de crise sem nem sequer pensar nisso ! "


No site Best Cars, Geraldo Tite Simões, outro veterano em 2 rodas, com  experiência acumulada em mais de 25 anos como jornalista e piloto de teste, também abordou esse assunto em sua coluna, com uma visão um pouco diferente, em que defende o uso do freio traseiro num primeiro segundo e imediatamente após o uso do freio dianteiro, o que penso ser uma opção também, para "acalmar" o medo daqueles que aprenderam a frear uma moto da maneira errada (apenas o freio traseiro) e que dessa forma podem ver a incrível capacidade de frenagem que estavam perdendo !

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Golf R americano com 256 cv


Custará a partir de US$ 33.900,00 lá...

A montadora alemã divulgou detalhes do preço dos novos GOLF, herdeiros das gerações de 2004 e 2008, o novo Golf R32, que serão colocados à venda no próximo ano no mercado norte-americano .

O mais poderoso hatch VW vendido nos EUA será oferecido em carrocerias de três e cinco portas  com preços a partir de 33.900 dólares mais frete. Modelos equipados com teto solar e navegação por GPS custarão entre 35.490 dólares (três portas) e 36.090 dólares (quatro portas), não incluindo despesas de frete.


Enquanto os antigos modelos do Golf R32 fizeram uso de motores VR6 de 3.2-litros, o 'R' do novo esconde um motor 2.0 litros de quatro cilindros turbo sob o seu capô. Neste modelo rende 256 cavalos de potência (um aumento de 6 HP sobre o VR6 montado no R32 de 2008) e 33,61 Kgf.m de torque.

Este Golf R de especificação americana acelera de 0 a 96 Km/h em menos de seis segundos com a sua velocidade máxima limitada a 130 mph (209 km/h). Para comparação, o modelo europeu rende 270 hp e 35,68 Kgf.m de torque, completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos (5,5 " com a DSG) e tem uma velocidade máxima limitada de 250 km/h.

A empresa alemã prevê para o Golf R um consumo de combustível estimado de 19 mpg na cidade e 27 mpg na rodovia em comparação com o consumo médio de 18 mpg na cidade e 23 mpg na estrada para o Golf R32 2008.

A energia é transferida para as quatro rodas através de uma caixa de câmbio close ratio de seis velocidades manual com o sistema 4Motion VW e o kit de embreagem Haldex, que varia continuamente a quantidade de torque enviado para o eixo traseiro.

O Golf R também vem com uma suspensão reforçada e novos freios dianteiros de 13,6' de diâmetro ventilados e 12,2' traseiros (até o GTI eram discos ventilados de 12,3' na frente e 10,7' sólidos atrás), juntamente com rodas aro 18' de liga leve calçadas em pneus 225/40.

Visualmente, o Golf se destaca de seu irmão mais modesto GTI graças a um novo kit visual que inclui um pára-choque dianteiro de estilo mais agressivo com luzes diurnas de LED, e um novo pára-choque traseiro com um difusor de ar e tubos de escape centrais, ​​além de um gloss acabamento preto brilhante para os espelhos e pinças de freio.

O R está disponível em cinco cores: Azul Nascente, Branco Doce, Cinza Aço Carbono, Preto e Vermelho Tornado.
No interior, há logotipos "R" nas soleiras laterais, novos assentos, alavanca de câmbio e volante tipico dos Audi, meio quadrado, além de ponteiros azul nos instrumentos do painel.

Equipamentos de série em toda a gama incluem faróis Bi-Xenon; ar condicionado Climatronic  dual-zone, cruise control, bancos de couro; pedais de alumínio, tecnologia Bluetooth e um sistema de som com um CD changer de seis, e mais útil para o ... século 21, uma tomada de entrada auxiliar, juntamente com um adaptador de iPod.

Fonte :
http://carscoop.blogspot.com/2011/10/2012-volkswagen-golf-r-with-256-ponies.html

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Edison, Tesla e Jobs

Três grandes figuras que mudaram a face do mundo moderno, apesar de Tesla, não ter tido tanto reconhecimento pelo seu incrível trabalho, a sua obra inovadora e sua mente visionário o coloca sem dúvida ao nível de Edison.

Edison, trouxe a eletricidade domada, e domesticada para podermos dela fazer uso em nossos lares, transformando de uma vez por todas a nossa sociedade.









Thomas Edison inspecionando um carro elétrico em 1913.

Tesla, trouxe a nossa realidade o poderio da eletricidade, contrariando Edison, provou que a energia alternada era mais viável para utilização em cidades, seus princípios nortearam uma revolução que viabilizou centrais elétricas modernas.













Foto do laboratório de Tesla em Colorado Springs, em 1900


Jobs, veio por assim dizer, no início da computação pessoal. Ele deu os primeiros passos. Conseguia ver como ninguém, um aparelho de uso pessoal, que ia além de luzinhas e simples cálculos matemáticos.

















Jobs e Wozniak na década de 70 com uma placa do Apple I.


Ele trouxe vida aos computadores, com sua luta contra o "Grande Irmão", personificado pela IBM. Jobs mostrou que som, imagens e movimento eram fundamentais para que a experiência virtual se tornasse acessível e ao mesmo tempo útil a todos.

A aura de mistério e poder, que estes três homens tinha, era fantástica. Assim como o professor Pardal, personificava o cientista maluco, estes três a seu modo, também transpareciam ao mundo um potencial de trazer inovações que colocariam a raça humana a um novo nível de conhecimento e poder.

Morre o homem, mas nasce o mito...

Porsche 907

Após ver varios posts com este carro me lembrei de um brinquedo meu de infância, um carrinho japonês a pilha que tenho guardado até hoje. Nunca tinha tido a curiosidade de saber qual modelo era, confundi um tempo com o Ford GT40, mas só recentemente confirmei ser mesmo um Porsche 907 cauda curta, um fabuloso carro de corrida da Porsche entre os anos de 1968 e 1970.


Meu carrinho :

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Manual do Programa Apollo

Procurando novos livros e revistas no Pirate Bay  na Internet eu puxei um livro estupendo, o Apollo Operations Handbook, Lunar Module.



É simplesmente o manual de operação do Módulo Lunar do programa Apollo, aquele que levou o homem à Lua, de uso interno da NASA e divulgado recentemente.

É notável o grau de detalhes do projeto, a organização e método. O trabalho de milhares de homens-hora que foi gasto no programa, neste manual temos um boa noção disso ! E ainda haver pessoas que achem que tudo não passou de um engano, é simplesmente ridículo isso ! Farta documentação, provas científicas, o progresso que se seguiu no campo dos materiais, na eletrônica, computação,aviação, no nosso dia a dia... tudo isso efeitos da corrida espacial e a incrível capacidade do homem, quando se vê diante de um esforço concentrado rumo a um objetivo.

Outro livro também encontrado nas melhores livrarias e via Baia dos Piratas, é o que detalha por completo o fabuloso computador de Controle e Navegação dos módulos Lunar e de Comando, o "The Apollo Guidance Computer"


Neste vemos toda a arquitetura do computador, sua inédita interface gráfica com os astronautas, com comandos baseados na sintaxe verbo e nome, muito mais complexo do que os detratores do programa acusam, apesar do poder de processamento por segundo ser risível pelos padrões de hoje, ele conseguia calcular em tempo real a posição da nave e auxiliava toda a operação de descida e decolagem da Lua.

O sistema de navegação usava a luz e a posição das estrelas para posicionar a nave corretamente... fantástico !



domingo, 2 de outubro de 2011

Jornal do dia do seu nascimento

Jornal do dia... qualquer dia de 1921 até hoje...

O Aslam falou em post anterior sobre a música que embalava sua mãe no dia que você nasceu... e o jornal do dia de seu aniversário ?

Porque não dar uma olhada no que ocorreu no mundo no dia que você chegou nele ?

O acervo da Folha de S.Paulo está disponível, pelo menos por enquanto, para todos acessarem, no endereço

http://acervo.folha.com.br

Eu já dei uma olhada no que ocorreu na minha cidade e no mundo nesse dia...


Hum... muitas coisas não mudaram desde aquela época... crimes, guerras, denúncias de corrupção e até um indicativo de greve dos funcionários da saúde dos Hospitais Privados que quase que me afetam... graças a Deus nasci uns dias antes de haver qualquer problema...