segunda-feira, 11 de abril de 2016

Manuais Disney - Novos e Antigos


Resolvi publicar este post que estava editando, após a noticia, divulgada em Fevereiro último (neste link), de que a Editora Abril irá relançar os Manuais Disney, a começar do Manual do Escoteiro Mirim, confirmado para o próximo dia 25 de Maio de 2016 !

Sendo fã e colecionador das revistas Disney, um material que guardo com carinho em minha coleção são os manuais Disney, a primeira série em capa dura publicada entre 1971 e 1979, que ganhei de meus pais na época e nos quais aprendi muitas coisas, tendo lido todos avidamente e com muito gosto e prazer !
Mostro alguns deles neste post.

O manual sempre é consultado pelos Escoteiros Mirins em suas estórias.


Dois manuais muitos interessantes e diferentes, o Manual da Vovó Donalda traz muitas receitas e curiosidades sobre alimentos e receitas, o Manual do Peninha fala sobre a Imprensa e o Jornalismo, de uma forma surpreendentemente interessante, que prende sua atenção !


O Manual do Mickey mostra o Mickey de Paul Murry, detetive e sério, sempre desvendando crimes em Patópolis com o Pateta e o Coronel Cintra, um manual super interessante. Um Mickey que faz falta, pois a imagem dele atual é daquele camundongo de calça vermelha ou vestido da roupa do filme "Aprendiz de Feiticeiro", este Mickey é muito melhor em minha opinião !

Os vilões Mancha Negra, João Bafo de Onça e Professor Gavião participam da capa e contracapa. No início atacando o Mickey e no fim todos no Xadrez...

Este Manual da Maga e Min ficou muito interessante. Compramos ele numa viagem com a familia, em 1979, numa parada da Via Dutra, indo de SP pro RJ. Apesar do tema algo pesado, o assunto é tratado bem levemente, tiro o chapéu da equipe da Editora Abril ao selecionar e editar os assuntos abordados.
Os quatro manuais abaixo e mais o do Escoteiro Mirim foram os meus primeiros manuais. Aprendi muitas coisas neles quando criança !
O Manual do Tio Patinhas aborda o dinheiro e a economia e Mercado financeiro. Também fala sobre a vida de grandes capitalistas e empresas, muitas curiosidades, como o nome das moedas (dólar, libra,etc) ao redor do mundo. 
As estórias em quadrinhos do Tio Patinhas são mostradas com narração e ilustrações, as melhores são quando ele disputa com seus rivais Patacôncio e McMônei e com os bandidos Irmãos Metralha e as bruxas Maga Patalógika e Madame Min. 
O Manual do Prof. Pardal era um dos meus favoritos ! Repleto de coisas pra montar ( eu fiz todos, o periscópio, caleidoscópio, etc) e história de cientistas e invenções. Fabuloso para a época, bem humorado e divertido !


Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Nunca cheguei a ser escoteiro, mas considero interessante os valores que o escotismo ajuda a reforçar.