domingo, 24 de abril de 2016

GOL 1981 Motor 1,6 Propaganda de Lançamento

Brasil, 1980. Início de uma década que deixaria saudades em muita gente !

Após o lançamento de seu novo compacto, o GOL, o carro que veio substituir o tradicional Fusca, a VW preocupa-se com o decrescente número de vendas após o impacto da novidade. Consumidores e imprensa gostaram do carro, das linhas modernas e estabilidade, porém o motor 1300 do Fusca, refrigerado a ar foi um tremendo "chute na trave" da VW. O motor por demais fraco e antiquado era aceito num Fusca pela tradição, mas lançar um carro todo novo com um motor velho foi uma bola murcha total !

Nisso em 1981 é lançado o motor boxer 1600 como opcional para o Gol, com um motor com mais torque e potencia o carro transforma-se, e as vendas reagem. Ainda não foi o chute certeiro que a empresa só daria por volta de 1985 com o Gol com motor MD270 à água, na época o carro com melhor custo-desempenho do Brasil.

Esta propaganda foi enviada pelas concessionárias VW a clientes e possíveis clientes. Meu pai a recebeu pelo Correio e eu a guardei todos estes anos. Um ano depois meu pai tiraria uma Brasilia LS última séria, preferindo-a ao Gol por causa do espaço interno.
Propaganda muito bem pensada, comparando o carro com um Touro bravo, com dizeres em língua espanhola.



Tive dois Gols, um BX 1985 com este motor "arrebatador"e um GTS 1990 com o potente 1.8 a água. O desempenho na cidade era bom, um carrinho gostoso de dirigir, divertido, com a suspensão macia e que se pisasse forte nas curvas chegava a levantar a roda interna ! Mas era só retomadas ágeis na cidade que divertia, porque na hora que pisava pra ir na estrada o desempenho era bem aquém do desejável. O carro custava a passar dos 80 por hora, tal qual um Fusca. Ia rápido até os 80, depois demoraaaaavaaaa um tempão com o giro lá em cima. O Touro tinha uma arrancada boa, mas não tinha fôlego pra correr muito ! O GTS era a antítese disso, ultra divertido a começar do ronco do escapamento, bancos Recaro e interior caprichado. Era outro carro praticamente !

Nenhum comentário: