sexta-feira, 15 de maio de 2020

1986 Oldsmobile Incas



Plenty of automakers today release autonomous car concepts that look like an ultra-modern living room inside. The steering wheel isn't there, or it folds away, there's big touchscreens everywhere—you get the gist. But 34 years ago, at the height of wonderfully strange '80s design exercises, Italdesign really went for it in the Oldsmobile "Incas" concept with this Knight Rider-looking getup. It's definitely not your grandfather's Oldsmobile. Neither will it be your grandson's, sadly.

Hoje, muitas montadoras lançam conceitos de carros autônomos que parecem uma sala de estar ultramoderna. O volante não está lá, ou ele se dobra, há grandes telas sensíveis ao toque em todos os lugares - você entende. Mas 34 anos atrás, no auge dos exercícios de design maravilhosamente estranhos dos anos 80, a Italdesign realmente fez isso no conceito "Incas" da Oldsmobile com um visual de Knight RiderNao era definitivamente o Oldsmobile do seu avô. Nem seria também do seu neto, infelizmente.



The only control that hasn't been placed on the 'steering wheel' is the turn signal, the rather plain stalk protruding from the left side of the column. Literally everything else in the interior is a button on the steering wheel: HVAC, lights, audio, cruise and automatic transmission controls are all present. This is actually the only detailed image I could find of the Incas interface. If you're a dreamer like me, then really the only signal Oldsmobile didn't want to actually build this is the conspicuous lack of air vents; you'd probably want some A/C in this thing considering how hot glass canopy cars tend to get in the sun. 


O único controle que não foi colocado no 'volante' foi o da seta pisca-pisca, ficando a alavanquinha simples espetada do lado esquerdo da coluna. Literalmente, tudo o mais no interior é um botão no volante: Ventilação e Aquecimento, luzes, áudio, "piloto automático" e transmissão automática estão todos presentes. Esta é realmente a única imagem detalhada que pude encontrar da interface do Incas. Se você é um sonhador como eu, então o único sinal que a Oldsmobile realmente não queria construir é a aparente falta de saídas de ar; você provavelmente iria querer um Ar Condicionado geladinho nessa coisa, considerando o quão quente carros com ampla area envidraçada tendem a ficar ao serem expostos ao sol.


Gostei tanto do painel que o pus duas vezes no post.

The dash display is almost completely digital—strangely, they left an extra analog speedometer and tachometer—and completely Eighties. The seven-segment speedometer appears to show the car going 62 km/h just sitting there for the photo shoot, so perhaps that needed a little work.

A tela do painel é quase totalmente digital - estranhamente, eles deixaram um velocímetro e um tacômetro analógicos extras - e completamente anos 80. O velocímetro de sete segmentos de led vermelho parece mostrar o carro percorrendo 62 km / h apenas sentado lá para a sessão de fotos, talvez seja necessário um pouco de ajuste...

The Oldsmobile Incas was bodied by Italdesign. Despite how impressive the concept may be, there's very little information about it. Many cite the Incas as having a "quad turbo four-cylinder", but it was more than likely equipped with a turbocharged version of Oldsmobile's 'Quad 4' engine (out back, of course). It's said to make 230 horsepower and power all four wheels.

Os Oldsmobile Incas eram "encarroçados" pela Italdesign. Apesar do quão impressionante o conceito foi, há muito pouca informação sobre ele. Muitos citam o Incas como tendo um "quad turbo de quatro cilindros", mas era mais que provavelmente equipado com uma versão turbo do motor 'Quad 4' da Oldsmobile (na parte traseira, é claro). Diz-se que produzia 230 cavalos de potência e tração nas quatro rodas.


A frente do Oldmobile Incas

Vista lateral traseira, vendo-se o motor atrás

The doors out back opened pelican-style like a Tesla Model X's, but the fronts were far less conventional. The entire front windshield and doors pivoted up to allow the driver and passenger's entry. I think one of the only other concept cars to have this would be the Lancia Stratos Zero. Italians must have some special sauce when it comes to coming up with funny new kinds of doors.

As portas traseiras se abriam no estilo asas de gaivota como o modelo Tesla X, mas as dianteiras eram muito menos convencionais. Todo o pára-brisa dianteiro e as portas giravam para permitir a entrada do motorista e do passageiro. Acho que um dos únicos carros-conceito a ter isso foi o Lancia Stratos Zero. Os italianos devem ter um molho especial quando se trata de criar novos tipos engraçados de portas.

O Incas com todas as portas abertas.

Unfortunately for us, Oldsmobile never went ahead and produced the Incas. They made a slew of other wild concept cars as well, but none of those saw the light of day either before Olds went out of business in 2004. GM doesn't sound keen on reviving the brand considering it recently sold off the last Oldsmobile ever made to clear some space in its heritage collection. But we'll always have the Incas and its lucid dream of a future without conventional steering wheels.

Infelizmente para nós, a Oldsmobile nunca foi em frente e produziu o Incas. Eles também fizeram diversos outros carros-conceito, mas nenhum deles viu a luz do dia antes que a Olds saísse do mercado em 2004. A GM não parece interessada em reviver a marca, considerando que ela vendeu recentemente o último Oldsmobile fabricado para limpar um espaço em sua coleção do acervo historico. Mas sempre teremos o Incas e seu sonho lúcido de um futuro sem volantes convencionais.
This car inspired several other cars in its technical and stylistic innovations, such as the Subaru SVX sliding windows, for example.

Este carro inspirou diversos outros carros em suas inovações técnicas e estilisticas, como as janelas corrediças do Subaru SVX, por exemplo.

The interior of the Incas was a stylistic breakthrough from the 1984 Ford Maya prototype, also from Italdesign, with a panel with a traditional steering wheel but all the controls on it. See below :

O interior do Incas foi um avanço estilistico a partir do protótipo do Ford Maya,  de 1984 também da Italdesign, com um painel com volante tradicional mas todos os controles nele. Veja abaixo :



Sources : https://www.thedrive.com/news/33416/the-1986-oldsmobile-incas-had-the-wildest-dashboard-youve-never-seen?utm_source=digg&utm_medium=email ,
 http://www.carstyling.ru/en/car/1986_oldsmobile_incas/ e http://www.carstyling.ru/ru/car/1984_ford_maya/

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A idéia do carro autônomo me parece algo irreal, mas uma alteração drástica na interface de condução eventualmente ainda seja uma possibilidade de médio a longo prazo.