Após o lançamento de seu novo compacto, o GOL, o carro que veio substituir o tradicional Fusca, a VW preocupa-se com o decrescente número de vendas após o impacto da novidade. Consumidores e imprensa gostaram do carro, das linhas modernas e estabilidade, porém o motor 1300 do Fusca, refrigerado a ar foi um tremendo "chute na trave" da VW. O motor por demais fraco e antiquado era aceito num Fusca pela tradição, mas lançar um carro todo novo com um motor velho foi uma bola murcha total !
Nisso em 1981 é lançado o motor boxer 1600 como opcional para o Gol, com um motor com mais torque e potencia o carro transforma-se, e as vendas reagem. Ainda não foi o chute certeiro que a empresa só daria por volta de 1985 com o Gol com motor MD270 à água, na época o carro com melhor custo-desempenho do Brasil.
Esta propaganda foi enviada pelas concessionárias VW a clientes e possíveis clientes. Meu pai a recebeu pelo Correio e eu a guardei todos estes anos. Um ano depois meu pai tiraria uma Brasilia LS última séria, preferindo-a ao Gol por causa do espaço interno.
Propaganda muito bem pensada, comparando o carro com um Touro bravo, com dizeres em língua espanhola.
Tive dois Gols, um BX 1985 com este motor "arrebatador"e um GTS 1990 com o potente 1.8 a água. O desempenho na cidade era bom, um carrinho gostoso de dirigir, divertido, com a suspensão macia e que se pisasse forte nas curvas chegava a levantar a roda interna ! Mas era só retomadas ágeis na cidade que divertia, porque na hora que pisava pra ir na estrada o desempenho era bem aquém do desejável. O carro custava a passar dos 80 por hora, tal qual um Fusca. Ia rápido até os 80, depois demoraaaaavaaaa um tempão com o giro lá em cima. O Touro tinha uma arrancada boa, mas não tinha fôlego pra correr muito ! O GTS era a antítese disso, ultra divertido a começar do ronco do escapamento, bancos Recaro e interior caprichado. Era outro carro praticamente !
Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".
Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário