Por Matt Burt - 23 November 2013
Revista AutoCar - Tradução e versão : Xracer
Este é um Volkswagen Golf GTI como nenhum outro. Concebido pelos engenheiros e designers da Volkswagen para o festival de tuning Wörthersee realizada em Reifntiz , Áustria no verão, este mega hatch apenas-para-show embala quase 500 hp e pode cobrir o 0 a 100 Km/h em um tempo de superesportivo - meros 3,9 s em que envia seu poder prodigioso para as quatro rodas .
Sob a loucura inspirada em corridas do Design Vision GTI está a inteligente plataforma MQB de carro pequeno do Grupo Volkswagen. A distância entre eixos é a mesma do Golf GTI padrão que é construído também sobre a MQB , mas as outras dimensões foram otimizadas
O show car é 15 milímetros mais curto, mede 4.253 milímetros , porque tem uma traseira mais compacta. O Design Vision GTI tem 1385 milímetros de altura, 57 milímetros inferior à seu irmão, graças a um teto e suspensão rebaixados. Também é significativamente mais largo, 1870 milímetros em vez de 1799 milímetros . Isso permitiu que sua bitola fosse expandida para 1.595 milímetros (um aumento de 57 mm) à frente e 1.579 milímetros (um aumento de 63 milímetros ) na traseira.
A Volkswagen não revelou o quanto o carro pesa , mas é revestido principalmente em painéis de plástico, teve os bancos traseiros removidos , uma cabine despojada e nenhuma dos agrados, como isolamento térmico e acústico que os carros de produção têm.
Sob o capô , no lugar do 2,0-litro turbo de quatro cilindros encontrado no GTI convencional, o Design Vision tem um motor de três litros, duplo turbo e configuração VR6 (seis cilindros em V com pequeno ângulo entre duas bancadas de 3 cilindros). O motor produz potência máxima de 496 hp a 6500 rpm e torque máximo de 57,1 Kgf.m entre 4000 e 6000 rpm , distribuídos para as rodas dianteiras e traseiras através de uma caixa de velocidades automática de dupla embreagem de seis velocidades e sistema Haldex de tração total encontrado no VW Golf 4Motion .
O novo motor também é destaque no conceito CrossBlue Coupé SUV , embora em um estado menos escandaloso de afinação, e é também supostamente planejado para uso no futuro substituto do Passat.
Como se parece ?
A Volkswagen salienta que o Design Vision GTI é um carro show e não foi ajustado para perfeição dinâmica. No entanto em nosso breve teste num curto percurso em Los Angeles ofereceu dicas de como este veículo indutor de sorrisos poderia ser, se ele nunca foi desenvolvido num carro de produção.
Para começar, ele impressiona, algo como pegar a filosofia do VW GTI e passar todos os indicadores até onze. O projetista do exterior do carro, Andreas Mindt , disse-nos que o estilo pega sugestões de várias gerações de Golf GTI , bem como apontando para o que podemos esperar das gerações futuras dele. A largura maior e o teto rebaixado deram-lhe uma aparência musculosa e sinistra.
Como um carro de corridas moderno, a cabine do Design Vision é voltada para os controles essenciais e apresenta efeitos de acabamentos em fibra de carbono e Alcântara .
Há um painel de instrumentos em LCD TFT , embora não estivesse funcionando durante nossa volta, e uma grande tela no console central, que pode ser configurada para mostrar um mapa do circuito e fornecer informação de tempo de volta. No lugar das maçanetas de porta interna normais existem botões de tecido vermelho, um aceno para o carro de corridas da Porsche Cup .
Por outro lado, hastes de piscas e de luzes convencionais, um freio de estacionamento por botão e controles do ar condicionado são lembretes das raízes do Design Vision no GTI normal .
Atrás do banco do motorista, onde você normalmente encontraria os assentos traseiros, há uma barra transversal, o que aumentou a rigidez da carroceria. Há também dois capacetes pretos armazenados atrás da travessa , onde o banco estaria.
O volante, equipado com as palhetas de mudança do câmbio DSG, apresenta um interruptor e um botão. O interruptor alterna entre três modos de condução - Street (rua), Sport (esportivo) e Track (pista) - que progressivamente endurecem o amortecimento e melhoram o mapeamento do motor.
O outro botão chama o motor VR6 à vida, e não demora muito para a festa com o Design Vision GTI tornar-se conhecida.
Seu motor borbulha obedientemente até que você dê no acelerador um leve aperto. Há uma bem ligeira pausa, como se em algum lugar nas entranhas do motor uma chama azul estivesse sendo acesa, antes da coisa esquentar. O burburinho amigável do motor se transforma em um rugido cacofônico, e os foguetes da VW impulsionam para a frente com um tremendo empurrão de tração.
Segue-se intensa sobrecarga sensorial. A força empurra-te cada vez mais profundamente no firme banco esportivo. Os motor ruge e estremece como um carro de Rally de pé embaixo através de uma floresta. Tirar o pé do acelerador mostra um igualmente delicioso chilrear vindo dos turbos. É impossível dirigir sem um largo sorriso em seu rosto.
Mesmo nas velocidades modestas a que chegamos - o carro é um inestimável modelo único, lembre-se, e mesmo aplicar bloqueio da direção completo não era permitido - é fantasticamente divertido e surpreendentemente inesquecível. Deixamos o carro no modo 'Track' pelo tempo da nossa volta de teste, mas mesmo neste modo mais focado, e num asfalto irregular marcado de riscas, o Design Vision GTI desliza suavemente para um veículo rígido correndo sobre rodas e pneus de 20 polegadas .
No entanto,solavancos maiores fazem destacar uma fragilidade que é um lembrete do fato de que o Design Vision é um conceito não completamente resolvido, em vez de um veículo de produção totalmente desenvolvidos.
Um aspecto do carro que o modo 'Track' não altera é a direção. Emprestada direto do Golf GTI normal, se sente ela muito leve e um pouco em desacordo com o desempenho monstruoso e inspirado em corridas deste super Golf . Compreensível, porém, uma vez que o Projeto Vision GTI foi projetado para enfeitar estandes do salão do automóvel, não uma pista de corrida .
Eu devo comprar um ?
Se, por algum trecho mal credível da realidade, palavras como "anêmico" e "fracote" surgirem em sua mente quando você estiver rodando no seu ainda novo Golf GTI MkVII ao longo de um auto-estrada, então você é o tipo de pessoa que poderia acomodar um carro como o Golf GTI Design Vision em sua vida.
O ponto de discórdia , é claro, é que ele não vai chegar a ser produzido. O Design Vision GTI existe puramente para destacar o design e desempenho extremos que os carros produzidos na plataforma MQB poderiam ser esticados.
O mais próximo que nós teremos de comprar este 'Super GTI ' será quando algumas de suas marcantes características de projeto forem incorporadas em futuras evoluções do Golf GTI, e quando esse delicioso motor V6 encontrar seu caminho em futuros veículos do Grupo VW .
Volkswagen Golf GTI Design Vision
Preço : Não Divulgado
0 -100 Km/h : 3.9sec
Consumo : Não Divulgado
Velocidade máxima : 298 Km/h
Motor VR6 , twin- turbo, gasolina
Potência : 496 hp a 6500 rpm
Torque : 57 Kgf.m de 4000 a 6000 rpm
Câmbio : Automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades
Potência : 496 hp a 6500 rpm
Torque : 57 Kgf.m de 4000 a 6000 rpm
Câmbio : Automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades
Fonte : http://www.autocar.co.uk/car-review/volkswagen/golf-gti/first-drives/vw-golf-design-vision-gti-first-drive-review
3 comentários:
Curiosamente, apesar de reconhecer o Golf como um carro bem interessante, nunca fui grande fã dele. Mas, ao ver esta versão, fiquei aqui pensando como seria ótimo ter um desses...
Infelizmente, mas muito infelizmente, ele não será produzido. Mas, quem sabe um dia, a VW resolve fazer algo parecido - e quem sabe eu não me anime a comprar (ou, se for caro, sonhar) um desses.
Parabéns pela postagem!
Obrigado pelo comentário, Douglas !
Visite e comente sempre aqui !
Achei essa reportagem e a publiquei traduzida aqui porque achei esse protótipo interessante e que pode mesmo se tornar um carro de produção um dia.
Da VW tive um Gol BX 85, Santana 87, e um Gol GTS 90 e gostei muito desse último, carrinho entusiasta, bom de curva e andava muito, porém duro como todo VW e porta malas minusculo. Mas era super divertido e o ronquinho do escapamento era agradável. Imagino que o Golf amplie consideravelmente essas sensações, porém o preço aqui no Brasil é totalmente proibitivo e exagerado.
Quem agradece sou eu, Xracer. Muito boa a reportagem - e a tradução. Parabéns!
E eu torço para que a VW um dia decida criar este canhão com quatro rodas, poxa, esse Golf seria muito desejável. Daria pau em muita BMW por aí...
O pai de um grande amigo meu teve uns 5 Gol em sequência, teve desde um GL 1,8 92 (AP 800 álcool, passava fácil dos 160 por hora) até um Power novinho. Atualmente ele tem um Fiesta, mas morre de saudades da linha VW.
E pela ótima sensação de andar com o Gol GL 92 que era do pai do meu amigo, só imagino como é bacana andar em um GTS, com motor mais reforçado e o acabamento interno melhorado. A única crítica que faço ao Gol de primeira geração é o pouco espaço do banco de trás: quem tem mais de 1,80m (como eu), anda com o queixo colado no peito.
Mas é um carro divertidíssimo, quem sabe um dia não compro um destes, nem que seja um CL 1,6 para usar no dia a dia. O Ap 1600 é uma das maravilhas da engenharia de motores.
Pois é, pena que o Golf no Brasil seja tão caro. Quem sabe um dia as coisas mudam...
Parabéns pelo teu blog, bem como pelas vinte mil visitas. E que venham muitos mais posts!
Abraço!
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