Texto de Justin Mastine-Frost, tradução e adaptação Xracer
Quando se trata de carros esportivos colecionáveis poucos, se é que há algum, podem se equiparar com a lenda que é o Spyder California. Com a sua excepcional carroçeria construida à mão por Scaglietti e o raçudo motor V-12 de 3 litros e de cerca de 296 cv, a Califórnia era um carro desejável desde o primeiro dia que foi apresentada. Apenas 54 destes carros de distância entre eixos curta foram produzidos, e destes apenas 37 vieram com os opcionais e bonitos faróis cobertos.
Para aqueles que ainda não se atinaram, lembrem-se de detalhes daqueles filmes dos anos 80...isso mesmo! Lembra-se do filme "Curtindo a Vida Adoidado" ? Esse é o carro do filme... aquele daquela cena memorável onde os garagistas pulavam na pista a milhão por hora e no final do filme deram um jeito dela voltar o velocímetro... A equipe de produção utilizou uma réplica de fibra de vidro baseado numa plataforma MG, o que não era de se surpreender, pois as verdadeiras 250 GT Californias já tinham sido negociadas por preços astronômicos até então.
Esta Califórnia passou seus dias iniciais em Bruxelas, na Bélgica, na coleção do jovem entusiasta de corridas e colecionador Freddy Daman antes de serem enviados aos EUA em 1970. Posteriormente, recebeu uma senhora restauração e na Exposição de 1990 em Pebble Beach foi reconhecida como a melhor em sua classe. Tal como acontece com a maioria dos carros a leilão, em Monterey, o estado absolutamente impecável deste carro é um prêmio que se esperaria a quem a adquirir.
Após a sensação do rádio britânico Chris Evans pagar por sua SWB Califórnia em 2008 a bagatela recorde de US$ 10.894.900, eu me pergunto se alguém pode ainda aumentar o valor dela a esse nível também. Conforme o tempo passa cada vez menos destes carros estão trocando de mãos e numa recessão ou não, parece que o céu é o limite quando se trata desta absolutamente clássica Ferrari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário