Xracer
Apesar de enormes progressos terem sido feitos nos freios das motocicletas nos últimos anos, esta operação exige certa habilidade. |
O erro mais freqüente cometido por motociclistas é quando, pegos de
surpresa, eles pressionam o freio totalmente quando o inesperado ocorre.
Isto causa um travamento (freqüentemente na roda traseira) o que faz
com que o piloto libere os freios, inclusive o dianteiro, causando uma
colisão ou uma queda difícil de se evitar.
O método correto é antes de tudo frear de forma pesada, mas medindo o
esforço, a fim de permitir uma transferência de peso (a qual leva um
pouco mais que um segundo). Você então poderá usar todo o poder de
frenagem para parar sua motocicleta o mais rápido possível.Pratique isto
e você observará que a diferença de técnicas é enorme!
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De repente a parte dianteira tem mais pressão,portanto o freio
dianteiro necessita de mais pressão; você também irá notar que os
sistemas de freios instalados nas rodas dianteira e traseira são
diferentes em tamanho;há freqüentemente um disco de 22 cm na traseira
com uma pinça de freio de dois pistões, enquanto na parte dianteira há
um disco duplo de 32 cm com pinças de freio com 4 ou 6 pistões.
Então o
que faz o freio traseiro? Fornece frenagem adicional. |
A utilização do freio traseiro se é mais importante nos primeiros
segundos para diminuir a velocidade da motocicleta enquanto o peso é
transferido para a parte frontal. Então como a maior parte do peso é
transferida para o garfo, utiliza-se o freio dianteiro para diminuir a
velocidade e parar a motocicleta. Então agora é apenas uma questão de
medição da pressão.
Recomendamos o uso do dedo mínimo pois este fornece o nível de sensibilidade adicional necessário.
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Uma dica: como a capacidade de frenagem das
motocicletas modernas (especialmente nas motocicletas esportivas) é
fenomenal, é melhor praticar num local calmo para primeiramente aquecer
os pneus de forma gradual, pressionando então a alavanca cada vez mais
forte.
Frenagem de emergência é um "reflexo", é importante ter em mente
que reflexos também podem ser melhorados. Da mesma maneira, para que o
piloto contribua para a rigidez da motocicleta,ele deve sentar-se de
maneira ereta e manter seus braços retos;isto garante eficiência e
sensibilidade.
Quando o freio trava (notado ou pelo "cantar" dos pneus ou quando
se nota que a motocicleta se desvia do traçado),a pressão nos freios
deve ser liberada e imediatamente reaplicada enquanto se mede o
esforço. Isto irá restaurar a dirigibilidade e o poder de frenagem.
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Entretanto,
em motocicletas esportivas, você necessita dobrar a atenção em
superfícies úmidas. Pneus de competição não aquecem facilmente e os
discos maiores, com controles radiais (pinças de freio, cilindro-mestre)
fornecem uma prensagem completa. Do mesmo modo,evite frear em áreas
urbanas nas linhas brancas,nas faixas de pedestres,em tampas de
bueiros,etc...
Fonte : http://www.elfmoto.com.br/lub/lubbr.nsf/VS_OPM/C1256F8E00532C78C12571810034A68C?OpenDocument
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