terça-feira, 1 de outubro de 2019

Todos os Jogos

Uma fantástica e inesquecível coleção da Editora Abril, lançada em 1978 foi a "Todos os Jogos". Baseada na original inglesa da Plenary Publications o título prometia abranger a maior quantidade possível de jogos, antigos e novos, de tabuleiro e de cartas principalmente. Pra mim foi uma das mais fantásticas coleções e lamento não ter comprado todos os fascículos, dado que era criança a época e dependia de meus pais se lembrarem e de meu interesse nela também. 


Esse foi o primeiro número, vinha com uma caixinha de peças, tabuleiro de jogos, tudo muito atraente e pra mim a cereja do bolo era o Wargame, um jogo de estratégia que imediatamente amei !
No fascículo 14 o fantástico jogo Wurzburg, Wargame de complexidade bem maior, muitas unidades incluindo artilharia e unidades aéreas e diversas tabelas, além de um mapa quatro vezes maior, o equivalente a quatro folhas A4. Joguei com meu irmão muitas vezes, sempre por horas cada partida.


Plano Geral da Coleção





A tabela do Jogo "Guerra do Yom Kippur"
O mapa do primeiro Wargame
O mapa de "A Guerra do Yom Kippur"


Fascículos sobre a história e as regras principais de jogos de cartas formavam um livro separado.

Diversão saudável pra toda família, conhecimento de jogos outrora esquecidos, de outras culturas e países, ou seja, uma fantástica e única coleção !! Meu interesse por Wargames começou ai, aumentando depois com os jogos de guerra por computador.


©️Todas as fotos da coleção pessoal de Xracer

Atualização 24/11/2020 : Complementando a postagem indico o site  OFICINA DE JOGOS, aonde poderá ver mais fotos e baixar o livro formado pelos fascículos de Jogos de Cartas e diversos folhetos de regras. Clique aqui

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

8 comentários:

Ricardo disse...

bom dia , bonita coleção , vc consegue passar os itens que tem a coleção completa? vc tem interesse em vende? obrigado abraço

Xracer disse...

Obrigado Ricardo ! Seja sempre bem vindo ao Blog, siga-nos para nao perder nenhuma postagem nova. Essa colecao foi muito legal, mas nao tenho muitos, eram fasciculos caros na epoca, mas o conteudo era riquissimo, a ver no folder que veio no primeiro. Nao penso em vender nao, pelo menos por ora. Vou procurar no meu HD de Backup pelos fasciculos em PDF que alguem escaneou e postar o link aqui no post, ok ?

pepe disse...

Olá.. encontrou o pdf dos fascículos?

Xracer disse...

Sim, pepe, fiz um adendo no post, ao final da postagem encontrará o endereço do site aonde foi publicado, lá tem os links para uma parte da coleção, falta ainda a Revista dos Jogos e o Livro "Os melhores jogos do Mundo".

Nelson disse...

Boa noite, depois que essa coleção foi descontinuado (acho que no fascículo 30) quem procurou a editora conseguiu uns adendos completando a coleção. São mais alguns tabuleiros e regras.
Infelizmente no site Oficina de Jogos indicado no post não tem os PDFs dessas outras partes.

Xracer disse...

Nelson, obrigado pela informacao ! Voce teria fotos de algum desses adendos, seria muito interessante saber quais foram. Eu acho essa colecao como uma das mais bacanas que sairam no Brasil, ela e as caixas dos "Os Cientistas", com experiencias dos mesmos.

Anônimo disse...

Boa tarde. Eu tenho praticamente toda a coleção, mas infelizmente perdi as peças do jogo wurzburg. Devo ter 80% das peças dos jogos. Meus filhos não se interessaram, e minha esposa quer que eu venda..

Xracer disse...

Anonimo do dia 26 de Janeiro de 2024 : Entre em contato comigo pelo email contato.spinbrothers@gmail.com, sobre sua colecao, se estiver interessado em vender.