sábado, 20 de dezembro de 2014

Ascensão e Declinio da Midia Impressa

Desculpem o intervalo de quase 3 meses sem posts, nesse meio tempo estivemos bastantes ocupados, mas o blog não foi esquecido, temos nele muito prazer em preparar, pesquisar e publicar !

Um fato que me chamou atenção neste mês de Dezembro de 2014 foi o fim da revista INFO, da Editora Abril em meio impresso.
Sou assinante e leitor da revista a muitos anos e ultimamente notei a mudança de rumo, virou uma revista de informações sobre start-ups, novas tecnologias e artigos de revistas científicas. Confesso que fiquei algo chateado, pois tenho prazer em pegar uma revista e lê-la, na maior parte das vezes de capa e capa, colecionando-a e vendo-as depois arrumadas em pé, uma ao lado da outra, para meu deleite em consulta-la novamente !



 A revista mesmo não acabou, segundo o editorial ela continuará no meio digital, disponivel em computadores, tablets e smartphones. Porém pra mim marca um fim de uma era, assim como o CD substituiu o vinil, mantendo o conteúdo mas mudando a mídia. Agora porém é uma mudança do hardware para o software, do real para o virtual. Com isso 90000 mil revistas deixarão de serem impressas, menos árvores serão usadas para papel, menos lixo será gerado, menos poeira se acumulará,

Outro sinal dessa nova era é recém inaugurada Biblioteca da Universidade Politécnica da Flórida, veja aqui, além de uma visual diferente, ela não tem livros de papel ! São 135 mil livros e periódicos em formato eletrônico, de acesso no local via wi-fi.



Por outro lado, no sentido contrário tive a agradável surpresa de ver (e comprar) a nova revista TOP CARROS, lançada este ano e com um conteúdo voltado para os segmento superior de automóveis , os mais caros, luxosos e esportivos, do Brasil.

A idoneidade dos editores é fator preponderante para o sucesso de uma revista e nisso eles estão em excelente posição, com editores do gabarito do Fernando Calmon, Bob Sharp, Josias Silveira, e o Luiz Perez. O primeiro o mais antigo (salvo engano) colunista de automóveis no Brasil e os demais grandes jornalistas automotivos, editores de revistas e sites (autoentusiastas) e pilotos (Bob Sharp). 

Uma revista como as que mais gosto. Texto agradável, textura do papel levemente fosco, grandes ilustrações e comentários técnicos. Um estilo que agradará em cheio os admiradores da antiga Motor3, apesar do enfoque diferente. Recomendo !





Por enquanto os principais jornais e revistas continuam resistindo no Brasil, já com tiragens com viés descendente. Pra quem sempre foi acostumado com manusear revistas, jornais e livros essa tendência é um certo choque. Por um lado existe a facilidade de armazenamento (num tablet um livro a mais não pesa nada) e transporte, por outro a necessidade de um aparelho para leitura, energia, memória. Empecilhos que estão estão diminuindo cada vez mais, com o barateamento e expansão dos smartphones e tablets, daí que isso está reverberando agora no Brasil com o começo do fim das revistas impressas !

Aos pedidos de por novamente os scans das revistas Motor3 informo que em breve estarei upando eles de novo, só não o fiz até agora porque eles estão em outro micro que não ligo a quase 2 anos e que trarei de volta a vida ainda em 2015. Pretendo escanear mais revistas nesse próximo ano ! Muitos posts interessantes estão sendo preparados e traduzidos para serem em breve postados !

Estou vendendo centenas de revistas de minhas coleções, por motivo de espaço, Já cataloguei 250 revistas até o momento, de carros, motos, informática, ciência e astronomia. Pretendo vende-las a quem também for um entusiasta da tecnologia e da inovação, como eu, e que ainda tenha o gosto de possuir e usar o meio papel. Estarei informando aqui depois mais informações.

Um comentário:

Kleiton Gonçalves disse...

"pois tenho prazer em pegar uma revista e lê-la"

Ah, somos dinossauros neste sentido. Infelizmente, isto está mudando. A novíssima geral não terá apego ao papel, igual a nós.

Sobre sua solicitação de parceria lá no meu blog, blz. Mas dá uma conferida se realmente você está me seguindo, mesmo. Pode ter havido algum erro. Não encontrei seu perfil entre os membros.

Abraços,

Kleiton
http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/p/blogues-amigos.html