sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

VW Golf GTI Design Vision - Impressões de primeira volta


500 hp, escandalosamente divertido, este show car com tração nas 4 rodas oferece algumas dicas para o futuro do icônico Golf GTI da VW.



Este é um Volkswagen Golf GTI como nenhum outro. Concebido pelos engenheiros e designers da Volkswagen para o festival de tuning Wörthersee realizada em Reifntiz , Áustria no verão, este mega hatch apenas-para-show embala quase 500 hp e pode cobrir o 0 a 100 Km/h em um tempo de superesportivo - meros 3,9 s em que envia seu poder prodigioso para as quatro rodas .

Sob a loucura inspirada em corridas do Design Vision GTI está a inteligente plataforma MQB de carro pequeno do Grupo Volkswagen. A distância entre eixos é a mesma do Golf GTI padrão que é construído também sobre a MQB , mas as outras dimensões foram otimizadas 
O show car é 15 milímetros mais curto, mede 4.253 milímetros , porque tem uma traseira mais compacta. O Design Vision GTI tem 1385 milímetros de altura, 57 milímetros inferior à seu irmão, graças a um teto e suspensão rebaixados. Também é significativamente mais largo, 1870 milímetros em vez de 1799 milímetros . Isso permitiu que sua bitola fosse expandida para 1.595 milímetros (um aumento de 57 mm) à frente e 1.579 milímetros (um aumento de 63 milímetros ) na traseira.
A Volkswagen não revelou o quanto o carro pesa , mas é revestido principalmente em painéis de plástico, teve os bancos traseiros removidos , uma cabine despojada e nenhuma dos agrados, como isolamento térmico e acústico que os carros de produção têm.

Sob o capô , no lugar do 2,0-litro turbo de quatro cilindros encontrado no GTI convencional, o Design Vision tem um motor de três litros, duplo turbo e configuração VR6 (seis cilindros em V com pequeno ângulo entre duas bancadas de 3 cilindros). O motor produz potência máxima de 496 hp a 6500 rpm e torque máximo de 57,1 Kgf.m entre 4000 e 6000 rpm , distribuídos para as rodas dianteiras e traseiras através de uma caixa de velocidades automática de dupla embreagem de seis velocidades e sistema Haldex de tração total encontrado no VW Golf 4Motion .
O novo motor também é destaque no conceito CrossBlue Coupé SUV , embora em um estado menos escandaloso de afinação, e é também supostamente planejado para uso no futuro substituto do Passat.

Como se parece ?


A Volkswagen salienta que o Design Vision GTI é um carro show e não foi ajustado para perfeição dinâmica. No entanto em nosso breve teste num curto percurso em Los Angeles ofereceu dicas de como este veículo indutor de sorrisos poderia ser, se ele nunca foi desenvolvido num carro de produção.
Para começar, ele  impressiona, algo como pegar a filosofia do VW GTI e passar todos os indicadores até onze. O projetista do exterior do carro, Andreas Mindt , disse-nos que o estilo pega sugestões de várias gerações de Golf GTI , bem como apontando para o que podemos esperar das gerações futuras dele. A largura maior e o teto rebaixado deram-lhe uma aparência musculosa e sinistra.
Como um carro de corridas moderno, a cabine do Design Vision é voltada para os controles essenciais e apresenta efeitos de acabamentos em fibra de carbono e Alcântara .
Há um painel de instrumentos em LCD TFT , embora não estivesse funcionando durante nossa volta, e uma grande tela no console central, que pode ser configurada para mostrar um mapa do circuito e fornecer informação de tempo de volta. No lugar das maçanetas de porta interna normais existem botões de tecido vermelho, um aceno para o carro de corridas da Porsche Cup .



Preço : Não Divulgado
0 -100 Km/h : 3.9sec 
Consumo : Não Divulgado 
Velocidade máxima : 298 Km/h
Motor VR6 , twin- turbo, gasolina
Potência : 496 hp a 6500 rpm
Torque : 57 Kgf.m de 4000 a 6000 rpm
Câmbio : Automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades

Fonte : http://www.autocar.co.uk/car-review/volkswagen/golf-gti/first-drives/vw-golf-design-vision-gti-first-drive-review

3 comentários:

Douglas Antunes disse...

Curiosamente, apesar de reconhecer o Golf como um carro bem interessante, nunca fui grande fã dele. Mas, ao ver esta versão, fiquei aqui pensando como seria ótimo ter um desses...

Infelizmente, mas muito infelizmente, ele não será produzido. Mas, quem sabe um dia, a VW resolve fazer algo parecido - e quem sabe eu não me anime a comprar (ou, se for caro, sonhar) um desses.

Parabéns pela postagem!

Xracer disse...

Obrigado pelo comentário, Douglas !

Visite e comente sempre aqui !

Achei essa reportagem e a publiquei traduzida aqui porque achei esse protótipo interessante e que pode mesmo se tornar um carro de produção um dia.

Da VW tive um Gol BX 85, Santana 87, e um Gol GTS 90 e gostei muito desse último, carrinho entusiasta, bom de curva e andava muito, porém duro como todo VW e porta malas minusculo. Mas era super divertido e o ronquinho do escapamento era agradável. Imagino que o Golf amplie consideravelmente essas sensações, porém o preço aqui no Brasil é totalmente proibitivo e exagerado.

Douglas Antunes disse...

Quem agradece sou eu, Xracer. Muito boa a reportagem - e a tradução. Parabéns!

E eu torço para que a VW um dia decida criar este canhão com quatro rodas, poxa, esse Golf seria muito desejável. Daria pau em muita BMW por aí...

O pai de um grande amigo meu teve uns 5 Gol em sequência, teve desde um GL 1,8 92 (AP 800 álcool, passava fácil dos 160 por hora) até um Power novinho. Atualmente ele tem um Fiesta, mas morre de saudades da linha VW.

E pela ótima sensação de andar com o Gol GL 92 que era do pai do meu amigo, só imagino como é bacana andar em um GTS, com motor mais reforçado e o acabamento interno melhorado. A única crítica que faço ao Gol de primeira geração é o pouco espaço do banco de trás: quem tem mais de 1,80m (como eu), anda com o queixo colado no peito.

Mas é um carro divertidíssimo, quem sabe um dia não compro um destes, nem que seja um CL 1,6 para usar no dia a dia. O Ap 1600 é uma das maravilhas da engenharia de motores.

Pois é, pena que o Golf no Brasil seja tão caro. Quem sabe um dia as coisas mudam...

Parabéns pelo teu blog, bem como pelas vinte mil visitas. E que venham muitos mais posts!

Abraço!