domingo, 26 de janeiro de 2014

Maletinha São Luiz

Detenho-me aqui na nossas postagens de assuntos vários numa interessante lembrança de priscas eras.
Inspirado num post publicado no Blog do Paulo Gibi, site agora sobre quadrinhos que recomendo muitíssimo, animei a postar essa lembrança de minha avó Corina, falecida em 1995, que nos deixou um legado de amor, perdão e respeito ao próximo.

Essa maletinha originalmente continha bolachas, mas que depois serviu por anos e anos como maletinha de costura, dentro contendo agulhas, linhas e alfinetes.

Como podem ver é dos Biscoitos São Luiz.
Tem a trava na frente e nas laterais tem um suporte a uma possivel alça, pra possibilitar carrega-la no ombro.
Na parte da frente o mapa do Brasil, cores verdes e amarela na lateral. Muito caprichada ! Para termos uma idéia de que ano é essa maletinha podemos ver que o Estado do atual Roraima é chamado de Rio Branco.Pela história vemos que O Território Federal de Rio Branco teve essa designação entre 1943 e 1962 quando foi mudado o nome para Território Federal de Roraima e depois em 1988 para Estado de Roraima.

Portanto essa maletinha está inserida entre esse intervalo, de 1943 a 1962. Pesquisando no Google achei uma à venda num site de leilão que diz ser da década de 60.
Ainda em breve posto a última parte da série dos 50 anos das fitas cassetes e continuarei a escanear as Motor 3 ! Aguardem !

2 comentários:

Paulo Gibi disse...

Oi Xracer, que lembrança legal essa maletinha dos biscoitos São Luiz. Essas preciosidades de família são repletas de sentimentos, pois de alguma forma capturam momentos felizes dos quais não queremos nos afastar nunca. Achei muito interessante também o mapa do Brasil, justamente com essa denominação antiga. Bacana. E obrigado por mencionar o meu blog. Abraço.

Xracer disse...

Ok, Paulo !

Eu é que agradeço pela inspiração pra fazer esse post após ver o que você postou no seu Blog !
Também gosto muitíssimo de quadrinhos Disney, antes de saber ler já os tinha e acompanhei a maravilhosa década de 70 através dos gibis e aprendi demais nos manuais Disney ( que tenho até hoje ).
Abraço