sábado, 17 de dezembro de 2011

Segurança Zero


Um celta após uma batida fronto-lateral a 60 Km/h

Depois de ver os resultados do Latin NCAP, os crash test com os carros nacionais, e ver que nossos carros continuam são verdadeiras bombas sobre rodas, cheguei a conclusão que os fabricantes de automóveis europeus e americanos fabricam aqui carros desprovidos de itens de segurança exigidos pela legislação deles. Ora... carros das mesmas marcas fabricados na Europa, USA, Ásia e no Brasil tem padrões de segurança muito diferentes lá e cá. Seguros lá fora e verdadeiras máquinas de matar aqui dentro.

Isso atinge até mesmo modelos mais modernos como o Fiat Uno que tem um grau de segurança quatro na Europa (numa escala de um a cinco) e um aqui entre nós, com – entre outras coisas – deformação de carroceria e do assoalho. Outros são ainda mais inseguros, como o Celta da GM, que evidenciou num teste e choque frontal um perigo que nos EUA foi superado desde os anos 60: a coluna de direção pode massacrar o motorista esmagando o seu tórax numa batida frontal. 

Os fabricantes se defendem alegando que cumprem as exigências do governo brasileiro. Que exigências? Pelo visto exigimos pouco, damos incentivo fiscal a montadoras estrangeiras para proteger a “indústria
nacional” e impedir a entrada no Brasil de veículos mais seguros e atualizados e – como se não bastasse – cobramos os impostos mais altos do mundo. Ao comprar um carro neste Brasil rico e varonil o consumidor,
praticamente, dá outro ao governo para manter nossas magníficas rodovias e nossos serviços “quase perfeitos” como a saúde e a segurança pública, mas isso já é outra conversa...

E isso sem falar que até hoje fomos incapazes de ter pelo menos uma fábrica de automóvel realmente brasileira, como o fizeram o Japão, Coréia do Sul e China. Os dois últimos tiveram indústria automobilística bem depois do Brasil e hoje nos inundam com produtos e fábricas enquanto nós nos desnacionalizamos, desindustrializamos e continuamos mantendo o nosso destino de eterno fornecedor de commodities: pau Brasil, açúcar, ouro, café, e hoje soja e minério de ferro...

Sim... hoje amanheci meio brabo... grilado com tanta injustiça... e o pior é que o povo não se convence... não tem consciência...preferem impressionar o vizinho com o carro bonito, mas sem segurança... e os fabricantes não são pressionados, pois quem se interessa por segurança são poucos...

Créditos: Adaptado do texto de Fritz Utzeri no MontBlaat e Boss568 na ilustração.

3 comentários:

Administrador disse...

Carros no Brasil:

Pagamos caro e levamos pouco...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

É óbvio que para o mercado brasileiro acaba havendo uma "basicalização" até onde não deve. No caso, usam chapa de aço com pureza e espessura abaixo da especificação do projeto original, o que obviamente interfere demais no desempenho de absorção de impacto da estrutura numa colisão. É possível em alguns pontos usar chapa com uma especificação diferente sem prejudicar tanto a segurança, mas ao usar no carro todo acaba sendo necessário rever alguns pontos do projeto, montar uns "bacalhaus" em pontos estratégicos, e por aí vai...

Xracer disse...

Sim... essa questão da segurança me incomoda muito, como o Administrador falou, pagamos muitissimo caro e levamos pouquissimo em proteção e segurança ativa !