Blog de dois irmãos, aonde discorremos um pouco sobre as coisas que nos ocupamos, desde carros, livros, Bíblia, experiências pessoais e observações pertinentes ao passado e ao presente, quiçá ao futuro também.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Magnificos gráficos da era 8 bits
Alguns gráficos espetaculares foram criados em muitos computadores antigos.
Vamos ver aqui alguns desses gráficos produzidos no ZX-Spectrum, o nosso TK-90X brasileiro.
De mundos totalmente imersivos em 3D para suaves alterações de paralaxe até grandes caracteres animados os destemidos programadores do ZX-Spectrum criaram gráficos que parecem que não poderiam ter sido capazes de serem gerados por uma humilde máquina de 8 bits e pequeníssima memória.
Neste artigo veremos apenas uma amostra deles, fazendo nossa homenagem a estes marcos dos gráficos da era 8 bits.
Driller
Driller, feito pela Incentive Software foi um verdadeiro marco nos avanços gráficos no ZX-Spectrum..
Nunca antes num computador de 8 bits o jogador tinha acesso a andar e vaguear livremente num mundo tão imersivo.
A Incentive de alguma maneira conseguiu programar todo um "mundo virtual" em apenas 48 Kbytes de memória. Este é provavelmente um dos pioneiros jogos em 1ª pessoa num computador pessoal que tinha gráficos em 3D sólidos e deixava você olhar para cima, para baixo, direita e esquerda, tanto quanto se mover da maneira que você quisesse.
O mero fato que voce podia caminhar através de uma porta e entrar num prédio era estonteante para a época ! Este jogo realmente fazia voce se sentir como se estivesse lá, num gênero de visão em 1ª pessoa e foi o avô dos jogos de tiro em 1ª pessoa atuais.
A Terra mistica em Thanatos
Thanatos
Este jogo da Durell foi uma coisa diferente no ZX Spectrum.
O caractere central, era um grande e belamente animado dragão !
Este jogo apresentava grandes e exoticos inimigos para se batalhar, como serpentes marinhas, aranhas gigantes, dragões de duas cabeças e duras abelhas assassinas.
O que fez realmente Thanatos se destacar foi a fantástica rolagem de tela com paralaxe em multi camadas "parallax scrolling". A profundidade e perspectiva dentro do jogo não era nada menos que brilhante - e realmente mostrou o que um humilde Spectrum poderia fazer nas mãos de um programador talentoso.
Uma versão aperfeiçoada foi lançada também para o Spectrum 128K, que apresentava efeitos sonoros avançados e um música legal usando o chip AY.
Starstrike II
Starstrike II
O Starstrike II da Realtime Software foi outro grande marco em jogos 3D no ZX Spectrum.
Seu primeiro jogo (3D Starstrike) foi baseado no clássico jogo de arcade Star Wars. Starstrike II levou os jogos de gráficos vetoriais um passo adiante apresentando gráficos vetoriais sólidos.
Pela primeira vez em um Spectrum - batalhas espaciais foram representadas com sólidos gráficos wire-frame que sofriam pouco slowdonw (desaceleração de velocidade de exibição".
Starstrike II realmente melhorou todo o gênero - e foi um feito técnico incrível no nosso querido Spectrum..
Perigosas corridas em 3D Deathchase
3D Deathchase
Um título clássico total, o 3D Deathchase foi um grande jogo da Micromega lançado em 1983.
Este jogo em 16K (sim, apenas 16Kb !) era um jogo de perseguição e tiro simples passado em uma floresta bastante densa de árvores.
Perseguindo dois motociclistas destemidos em velocidades vertiginosas por uma recompensa em dinheiro era simples, mas brilhante.
O movimento rápido dos gráficos 3D deu uma sensação real de velocidade dentro do jogo - seus desvios e raspadas através das árvores (de dia e noite) foi uma experiência de pura adrenalina.
Foi a coisa mais próxima que você poderia fazer para simular o correr de uma motocicleta veloz através das florestas de Endor - e ainda é jogável até hoje.
As suaves plataformas móveis de Cobra
Cobra
Embora os sprites centrais não eram nada de extra-especial, o rápido deslocamento de paralaxe super suave do movimento fizeram que Cobra destacasse como um grande progresso nos gráficos.
O Jogo da Ocean Software, baseado no filme, foi mais um jogo de side-scrolling ( rolagem lateral) humorístico que mais uma vez provou que o Spectrum poderia lidar com gráficos com rolagem suave e rápida..
O efeito de paralaxe ficou bom e agradável aos olhos - mas é a pura esperteza do deslocamento do fundo que realmente se destaca. A rolagem neste jogo ainda se mostra hoje - um testemunho de um dos mais lendários programadores de Spectrum de todos os tempos, Jonathan "Joffa" Smith.
O mundo de Tricuspid em Dark Side
Dark Side
A sequencia do jogo Driller da Incentive tomou o conceito original e fez outro jogo maior e melhor.
O motor gráfico 'Freescape' tinha sido melhorado tornando a jogabilidade de Dark Side mais suave do que seu "antecessor". Mais uma vez você estava livre para mergulhar em um 'mundo' todo seu e explorar praticamente qualquer lugar que você queria.
O motor gráfico 'Freescape' tinha sido melhorado tornando a jogabilidade de Dark Side mais suave do que seu "antecessor". Mais uma vez você estava livre para mergulhar em um 'mundo' todo seu e explorar praticamente qualquer lugar que você queria.
A lua de tricúspid foi criada perfeitamente com o motor Freescape - e os jogadores foram de novo surpreendidos com a experiência 3D.
Fonte : http://retrobrothers.hubpages.com/hub/Awesome-Graphics
Assinar:
Postagens (Atom)