Lentamente, mas com segurança os facricantes estão substituindo os componentes puramente mecânicos dos carros por digitais controlados pela eletrônica. Se você puder imaginar, estamos prestes a ver a nossa conhecidíssima caixa de direção desaparecer. A Nissan Motors lançou a tecnologia do primeiro volante que permite o controle independente do ângulo dos pneus e das voltas na direção.
Um sistema de direção convencional direciona os movimentos dos pneus através da transmissão de mudanças no volante aos pneus através de uma ligação mecânica, podendo haver auxilio hidráulico ou elétrico. Essa nova tecnologia de direção da Nissan lê as intenções do condutor ao virar o volante de direção e controla os movimentos dos pneus por meio de sinais eletrônicos. A Nissan diz que este sistema transmite as intenções do motorista para as rodas ainda mais rápido do que um sistema mecânico e aumenta o desempenho da sensação de dirigir por prover rapidamente e inteligentemente seu motorista do feedback da superfície da estrada.
Cada roda é virada independentemente, para que o sistema possa melhorar a estabilidade, fazendo pequenos ajustes do ângulo de virada de modo que o veículo continue como planejado na pista que está viajando. Se o veículo muda de direção devido à uma imperfeição na estrada ou de ventos laterais, o sistema atua de modo a minimizar o efeito dessas condições, resultando em reduzidos movimentos de correção pelo motorista.
Usando uma câmera montada acima do espelho retrovisor do veículo, o sistema analisa a estrada à frente, reconhece a faixa de direção, detecta mudanças na direção do veículo e transmite essa informação as várias unidades de controle eletrônico como sinais eletrônicos. Se uma discrepância ocorrer, o sistema atua de modo a reduzi-la controlando a força oposta ao ângulo do pneu.
A Nissan tranquiliza os céticos, dizendo que no caso de um mau funcionamento do computador, outro imediatamente assumirá o controle, e em circunstâncias extremas, tais como o fornecimento de energia ser interrompido, um conector de reserva irá agir para ligar o volante e as rodas mecanicamente.
Parece difícil de acreditar para aqueles entre nós que gostam de uma direção de pinhão e cremalheira tradicional com ligações mecânicas. No entanto sistemas como este, são, sem dúvida, a onda do futuro, quando mais tarefas de condução serão assumidas pelos carros e seus computadores. A Nissan diz que esta tecnologia equipará alguns modelos da Infiniti dentro de um ano para fornecer, como eles dizem em sua propaganda nos EUA, "dirigir como se deve" e "condução com paz de espírito" para os proprietários.
Fonte : http://blog.roadandtrack.com/nissan-first-to-reveal-digitally-controlled-steering-technology-news/
Tradução e adaptação : Xracer
Tradução e adaptação : Xracer