Time Crimes (Crimes do tempo) - Um filme espanhol, com uma ideia interessante. O filme aborda as consequencias de se viajar no tempo. Aonde vemos um homem tentando desesperadamente impedir um paradoxo temporal. Com um orçamento bem barato, o diretor consegue desenvolver uma trama, que traz um final que com certeza irá fazer seus miolos queimarem. Quem for bem atento, pode perceber as sutilezas da estoria logo no começo. Um excelente ensaio de paradoxo temporal, com os varios dilemas que a viagem no tempo traz.
Achei interessante, porque realmente há um paradoxo, pois o ator principal volta pro passado preocupado em fazer tudo o que ele viu antes, só que não sabe que está tudo interligado, não há jeito de se alterar nada do passado. Nesse aspecto o filme foi magnífico, mostrando que o fluxo do tempo não pode ser alterado, o que passou, passou.
Só fiquei realmente pensativo sobre uma cena em que ele está preocupado em não fazer um paradoxo do tempo, só que não sabia que no tempo não podem existir paradoxos. Da mesma maneira que um objeto sempre cai e se espatifa no chão e nunca veremos um objeto quebrado se levantar e se reajuntar naturalmente, assim da mesma maneira o fluxo do tempo. Estamos presos nele. Só quem pode "quebrar" esse fluxo é quem está acima dele, Deus. Ele pode ver o futuro, o nosso presente e o passado como um só.