domingo, 12 de julho de 2020

Peterbilt 357 Dump Truck

Mais um post !

Dessa vez um assunto pesado, sem aspas.

Vamos ver de perto um caminhão Peterbilt 357, americano, no seu habitat. Um caminhão basculante, raiz, capaz de carregar muita areia nele.
Emblema na lateral , "feito pelo Pedro" com muito orgulho !
Como tudo na América, grande , robusto e potente ! Sem murrinhagem no uso do espaço, bicudo. Vamos andar ao redor dele :
Frente bruta, estilo tradicional. Cofre do motor quadrado, faróis sobre os para-lamas destacados.
Na lateral algo que parece um filtro ou uma valvula de alivio do sistema de ar comprimido. Caixotes de aluminio para ferramentas ou pertences do motorista.
Deste lado vemos o filtro de ar, protetor de escapamento e o tanque de diesel, todos cromados. Note que o caminhão usa diversos acessórios cromados, não sei se de fábrica ou adicionados depois da venda. Configuração provável de 6x4, 3 eixos com os dois traseiros de tração e deslocados para os extremos do chassi.
Pela lateral agora. Pneus bem judiados, carecas mesmo. Oficiais da polícia adorariam parar esse caminhão para averiguação. Pneus Greenlander (nunca ouvi falar dessa marca) tamanho 11R24.5. Rodas de ferro, brutas. Suspensão traseira em feixe de molas, certo ? Opss... vamos ver d'outro angulo.
Nem sinal de haver parachoques, dá para ver as lanternas quase no meio da traseira e um gancho gigante para rebocar. Mas... o que é isso aqui, visto por trás ? Esses "canecos esfericos" ? 

Parecem ser  os reservatórios do sistema de freio a ar comprimido, saem mangueiras deles. Sei que os caminhões com suspensão a ar também os possuem atrás.

Subi pela lateral para ver o interior. Câmbio manual, espaço apertado mas piso da cabine plano. Volante não tão grande (quanto um Mercedes 1113), fios de um microfone do radio CB (quem assistiu ao filme "Comboio" vai lembrar), porta do passageiro (ajudante) com janela inferior para melhor visibilidade. Espelhos as pencas para ajudar a manobrar e visualizar a lateral e traseira.

Enfim , um caminhão americano da gema !

Update 13/Julho/2020 : Mostro mais fotos do interior da cabine desse modelo de caminhao, de outras fontes.






©️ Todas as fotos Xracer, exceto as 4 ultimas deste site e deste

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

Um comentário:

Douglas Antunes disse...

Acosumado a ver Mercedes-Benz L-608, Volks 6.90 e outros menores com caçamba nas costas, um bicho desses massudo até parece desperdício. Mas é altamente capaz de levar muitos metros cúbicos de areia nas costas, apesar dos pneus lisos, hehe.

Fora que o painel, apesar de simples, é bem mais completo do que os caminhões que vemos por aqui: lembro do primeiro caminhão no qual andei, um LK-1113 dos anos 70, só tinha o velocímetro em um grande mostrador e ao lado um instrumento conjugado com temperatura do liquido de arrefecimento, nível do combustível, luzes da pressão de ar e de óleo e o manômetro do sistema de freio. Contagiro era no ouvido do motorista, heeh

Grande postagem, abraço!