domingo, 21 de junho de 2020

Homenagem a Jose Luiz Vieira da Motor3

Não poderia prosseguir as postagens do Blog sem antes prestar minha homenagem ao finado jornalista José Luiz Vieira, que nos deixou no último dia 19 de Maio, o editor da gloriosa revista Motor 3.
JLV
Fiquei realmente sentido com a partida do JLV, ele era um mestre, tinha uma genuína paixão pelo automotor e eu aprendi muito mesmo nas páginas da inesquecível Motor 3, você não apenas lia uma reportagem dele, mas como ele mesmo dizia, participava da experiência. Também via a preocupação dele em conscientizar o brasileiro da importância da segurança ao dirigir, do "o bom motorista dirige o bom carro" (bom no sentido de seguro e bem mantido), de que o motorista deve comandar um automóvel com determinação mas sem ser rude com o carro e com os demais passageiros. 

Essa revista teve grande influência em minha cultura do automóvel, não só na parte técnica mas da parte da segurança,  técnica e entusiasmo !

Possuo também os livros dele sobre a História do Automóvel, alem da coleção completa da Motor 3. Enfim, que o Senhor console sua familia e saiba que ele deixou um incrível legado nessa Terra.

Como exemplo do pensamento e filosofia de vida e avaliações de veículos da revista e seus editores (JLV e o extraordinário Paulo Celso Facin) mostro a resposta à carta que o Bob Sharp (ex-piloto e jornalista automotivo, atual editor do excelente site Auto Entusiastas) enviou à revista, criticando a maneira passional como haviam retratado o Mercedes Classe S e como haviam esmerrilhado o histórico Fusca 1942, publicada na edição 21 de Março de 1982.



Parte da minha colecao da revista, que tirei para limpar e tomar sol :



Como um bônus, achei essa edição escaneada na Internet, a 38, neste link citado abaixo. Contém mais uma reportagem do projeto Koizyztraña e diversas outras interessantes, de Agosto de 1983.



Crédito da foto do JLV :  Mahar Press

2 comentários:

Douglas Antunes disse...

Justíssima homenagem, Xracer!

Completei recentemente a coleção de Motor-3 e endosso todas as suas palavras, inclusive as que a turma da revista deixou ao inconformado Bob Sharp. Elas resumem a essência da revista, a essência do pensamento do saudoso JLV e de toda a turma.

Infelizmente, JLV é mais um dos que agora fazem a revista lá na sucursal de Cima, em companhia do Celso Lamas, Adhemar Ghiraldelli, Fernando de Almeida, Expedito Marazzi e tantos outros. Mas o tempo, o inexorável tempo, não apaga o legado desses caras fantásticos que nos arrancam risadas e provocam fundas reflexões em reportagens bem elaboradas, coisas que as atuais revistas de automóveis não conseguem fazer, infelizmente.

Excelente postagem, como sempre!

Xracer disse...

Obrigado Douglas, voce é sempre bem vindo aqui com seus comentarios precisos e informativos !

Recomendo fortemente visitarem e participarem de seu Blog Cronicas Automotoras !