domingo, 31 de maio de 2015

Cadillac DeVille 2001

Em minha recente viagem aos EUA fiquei alguns dias com um carro que gostei muito, o Cadillac DeVille 2001.



Há de se diferenciar um carro mole de um carro macio. O Cadillac não é um carro molão como alguns pensam, ele é um carro com a suspensão macia, para um rodar confortável e luxuoso. Em 2001 ele já tinha inúmeras tecnologias que só viriam pros demais carros anos depois, como o acendimento automático de faróis, controle de tração, air-bags, ABS, bancos elétricos com memória,suspensão eletronicamente variável, completo computador de bordo (inclusive com aviso por escrito sobre manutenção de diversos itens e monitoramento da pressão dos pneus) e o fabuloso motor V8 de 4 válvulas por cilindro da divisão Cadillac, o NorthStar, com 275 cv a 5600 rpm, 4,6 litros (279 polegadas cúbicas) e 40,7 Kgf.m de torque a 4000 rpm.








Os opcionais desse automóvel eram o Night Vision System, sistema de visão noturna que mostrava num HUD no vidro objetos que estivessem mais quentes além do alcance dos faróis, como outros automóveis, pessoas ou animais na pista. Outro opcional era o navegador semelhante a um GPS, com CD-ROM de dados e tela touch screen, com 9 regiões dos EUA na memória. Também opcional era um sistema de ultrassom para auxilio a estacionamento, no pára choque traseiro, com aviso por luzes que iam acendendo e uma campainha tocando progressivamente.


Interior luxuoso, o carro está muito bem conservado !
Encosto entre bancos dianteiros dobra para acomodar mais um passageiro.



Controle do Ar Condicionado para o banco traseiro.



Acabamento primoroso em couro e madeira.
Painel digital, indicações de temperatura do motor à esquerda, velocidade instantânea (velocímetro) e marchas no centro e combustível e hodômetro à direita. 
Controles do ar condicionado (temperaturas externa e interna, ventilação) e do som com toca-CD , toca-fitas e rádio.
Alavanca de seleção de marchas (automático) no volante, libera espaço na frente para 3 pessoas.
Agradeço ao amigo Pr. Clovis por emprestar o carro para nós neste período, que Deus lhe abençoe ricamente a ele e sua família !

2 comentários:

Douglas Antunes disse...

Conforto máximo para quatro pessoas (admitindo seis, eventualmente), suspensão macia, motor na medida para uma longa viagem, além de muita tecnologia embarcada.
O pessoal da Cadillac sabe fazer carros ótimos!

Xracer disse...

É verdade, Douglas ! A Maciez do carro é notável, e a sensação de poder ao dirigi-lo é muito boa, mostra que não precisa necessariamente o carro ser um SUV, alto e dominador, nem ter a tal "visão de comando elevada", basta saber que se precisar o motorzão está ali, ao alcance de seu pé, isso traz segurança a quem dirige !

Obrigado pelo comentário, visite-nos e comente sempre !