quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como frear uma motocicleta

Este post nasceu de uma necessidade de realmente esclarecer como frear corretamente uma motocicleta.
No dia a dia venho tenho encontrado motociclistas que não sabem frear a sua moto, por isso ocorrem tantos acidentes ! sei que são hábitos difíceis de tirar, muitos já caíram pondo pressão demais nos freios dianteiros e agora acham que eles são perigosos, quando na realidade são os principais !


O trânsito sobre duas rodas deve ser bem mais cauteloso, pois quando estamos sobre um veículo com apenas 2 rodas não existe o equilíbrio dinâmico que um veículo com mais rodas proporciona. Nesta se você perder a aderência de uma roda a outra fatalmente influenciará decisivamente no comportamento da moto como um todo.

Para não dizer que estou inventando, que meus 25.000 Km de experiência em 2 rodas não servem e nem me ensinaram nada, eu cito e recomendo o livro  Proficient Motorcycling: The Ultimate Guide to Riding Well (Motociclismo proficiente: O guia definitivo para guiar bem)  do legendário guru treinador de pilotos David L. Hough, que tem sido chamado de "um jornalista premier de motociclismo" e autor de "um dos livros mais amplamente respeitados na condução segura em ruas". Na mídia, ele é frequentemente chamado a prestar comentários de especialista sobre questões de motociclismo, e seu trabalho está na lista de leitura recomendada de muitos outros escritores de motociclismo.



Nele lemos na página 80 :

"Motos esportivas são particularmente suscetíveis a derraparem com a roda traseira, porque o balanceamento de peso é maior na roda dianteira, ainda que o freio traseiro seja um disco poderoso. Quando o freio traseiro é aplicado nessas motos esportivas com apenas o motorista, é fácil de derrapar o pneu. Se você perceber que sua moto tende a deslizar o pneu traseiro, mesmo que com apenas uma leve pisada sobre o pedal, ignore o freio traseiro e use apenas o freio dianteiro

Modulação :

Durante uma frenagem rápida é importante ajustar a pressão sobre as alavancas e pedais para aplicar a máxima força apenas um pouco menor que um arrastar (derrapagem) de pneu.
Demora cerca de 1 segundo para uma moto inclinar pra frente assim que os freios são acionados. Durante esse primeiro segundo é importante apertar progressivamente mais forte os freios até que a transferência de peso permita que a roda dianteira tenha a máxima frenagem.

Perto de chegar ao final da parada, assim que a energia cinética se dissipa, é necessário suavizar a pressão no freio um pouco. Se os pneus cruzarem um local escorregadio como sinalizações no asfalto ou manchas de óleo, é importante aliviar os freios momentaneamente até que se passe 
essas superfícies ruins. Na chuva, ou carregando um passageiro, o freio traseiro pode ser aplicado porque haverá comparativamente mais peso na roda traseira.


Táticas de Veteranos :


Vamos rever seis técnicas de veteranos para fazer paradas rápidas e seguras com o mínimo de pânico :

1) Tenha o hábito de usar o freio dianteiro sempre. Permaneça com esse hábito toda vez que você frear, mesmo se sua moto tiver freios integrados (frente/trás) ou ABS. Existe uma razão para as rodas dianteiras terem grandes freios: numa parada rápida, são os pneus dianteiros quem são empurrados sobre o pavimento. É tentador cair no hábito de apenas soltar o acelerador, ou ficar usando apenas o freio traseiro e acreditar que você pode usar rapidamente o freio dianteiro apenas naquelas raras ocasiões em que uma parada rápida seja necessária. O problema é que muitos poucos de nós podem sobrepujar seus hábitos. Em caso de emergência, faremos o que estamos habituados a fazer, sem pensar ! Então pense sobre isso após esses fatos, se você adquirir o hábito de usar o freio dianteiro sempre, você usará esse freio em uma situação de crise sem nem sequer pensar nisso ! "


No site Best Cars, Geraldo Tite Simões, outro veterano em 2 rodas, com  experiência acumulada em mais de 25 anos como jornalista e piloto de teste, também abordou esse assunto em sua coluna, com uma visão um pouco diferente, em que defende o uso do freio traseiro num primeiro segundo e imediatamente após o uso do freio dianteiro, o que penso ser uma opção também, para "acalmar" o medo daqueles que aprenderam a frear uma moto da maneira errada (apenas o freio traseiro) e que dessa forma podem ver a incrível capacidade de frenagem que estavam perdendo !

Um comentário:

Administrador disse...

Excelente. Concordo com todas as tuas colocações. Fui motociclista durante 14 anos, dos quais 6 utilizando a moto diariamente e -infelizmente- está cada vez mais comum encontrar proprietários de motos que conduzem estes perigosos veículos de forma displicente.

Alexandre Philippi
acervosegundaguerra.blogspot.com