domingo, 24 de abril de 2016

GOL 1981 Motor 1,6 Propaganda de Lançamento

Brasil, 1980. Início de uma década que deixaria saudades em muita gente !

Após o lançamento de seu novo compacto, o GOL, o carro que veio substituir o tradicional Fusca, a VW preocupa-se com o decrescente número de vendas após o impacto da novidade. Consumidores e imprensa gostaram do carro, das linhas modernas e estabilidade, porém o motor 1300 do Fusca, refrigerado a ar foi um tremendo "chute na trave" da VW. O motor por demais fraco e antiquado era aceito num Fusca pela tradição, mas lançar um carro todo novo com um motor velho foi uma bola murcha total !

Nisso em 1981 é lançado o motor boxer 1600 como opcional para o Gol, com um motor com mais torque e potencia o carro transforma-se, e as vendas reagem. Ainda não foi o chute certeiro que a empresa só daria por volta de 1985 com o Gol com motor MD270 à água, na época o carro com melhor custo-desempenho do Brasil.

Esta propaganda foi enviada pelas concessionárias VW a clientes e possíveis clientes. Meu pai a recebeu pelo Correio e eu a guardei todos estes anos. Um ano depois meu pai tiraria uma Brasilia LS última séria, preferindo-a ao Gol por causa do espaço interno.
Propaganda muito bem pensada, comparando o carro com um Touro bravo, com dizeres em língua espanhola.



Tive dois Gols, um BX 1985 com este motor "arrebatador"e um GTS 1990 com o potente 1.8 a água. O desempenho na cidade era bom, um carrinho gostoso de dirigir, divertido, com a suspensão macia e que se pisasse forte nas curvas chegava a levantar a roda interna ! Mas era só retomadas ágeis na cidade que divertia, porque na hora que pisava pra ir na estrada o desempenho era bem aquém do desejável. O carro custava a passar dos 80 por hora, tal qual um Fusca. Ia rápido até os 80, depois demoraaaaavaaaa um tempão com o giro lá em cima. O Touro tinha uma arrancada boa, mas não tinha fôlego pra correr muito ! O GTS era a antítese disso, ultra divertido a começar do ronco do escapamento, bancos Recaro e interior caprichado. Era outro carro praticamente !

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

Novo Conhecer

Novo Conhecer foi uma coleção em fascículos, da Editora Abril, colecionei vários números em 1980. Numa era sem a facilidade da Internet,  coleções assim e enciclopédias eram atrativos e ultra interessantes para os ávidos de informação !







Todas as fotos : ©️Xracer

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

FIAT 147 L - Prospecto de Lançamento

Guardo a anos o meu primeiro prospecto de automóvel, aquele que consegui ainda quando garoto em 1976, sobre o lançamento do FIAT 147 no Brasil e vou compartilhar aqui com todos. Este material é bem raro e  inédito na Internet ! Já se passaram 40 anos !!!
O Fiat 147 foi um carro revolucionário quando lançado no Brasil, primeiro veículo da nova fábrica brasileira apos muitos anos, a FIAT lançou um carro com motor transversal e tração dianteira, o primeiro fabricado no Brasil, em que havia grande aproveitamento do espaço interno, aonde até o pneu de estepe ficava na frente em cima do motor, aonde o pequeno motor de 1050 cm3 rendia muito mais e bebia muito menos que seu principal concorrente, o VW 1300L, o popular Fusca.
Palavras proféticas do fabricante FIAT logo no início, dizendo que vieram pra oferecer novos produtos, revolucionando a indústria automobilística no Brasil, após muitos milhões de carros  chegariam ao posto de primeiro fabricante em quantidade de veículos no Brasil.

O estilo era condizente com a época, com traseira inclinada e 3ª porta, por abrir totalmente.
Acabamento simples e ao mesmo tempo caprichado, o espaço interno que surpreendia. Lembro-me de ter entrado no carro em exposição na Feira Agropecuária de Goiânia (foi aonde ganhei este prospecto) e movido o volante, pra um garoto de 9 anos era novidade total essa interação livre com os automóveis em exposição !
Note os interruptores, são novidade por serem quadrados, numa época que os carros os tinham redondos. Em 1977 o Ford Corcel ganharia interruptores desse formato, antes de mudar a carroceria. Outro item diferente era a alavanca de comando do limpador do párabrisas do lado direito do volante. O botão do esguicho (manual) era ali abaixo da coluna de direção, com o rótulo "LAV".
Lembro do escapamento original desse carro e o barulhinho característico, principalmente quando tirava-se o pé do acelerador.

O motor era sem dúvida um destaque pela potência específica alta (brutos quase 55 cavalos por litro) e contido consumo. Lembro-me de andar num desses de um amigo e o bichinho esticava as marchas com gosto quando pisado, um carro muito divertido e estável !
Segurança, palavra que foi trazida à lembrança do consumidor com este carro, numa época aonde se fabricava ainda automóveis com colunas de direção inteiriça e aonde o Fusca costumava abrir as portas nas curvas se mal fechado ou ajustado (imagina isso sem usar os cintos de segurança!). Este carro já tinha a filosofia de deformação programada chamado Estrutura Diferenciada, com as extremidades deformando mais e o meio do carro protegendo os ocupantes. Comparando com seus concorrentes Fusca e Chevette era superior por já usar os pneus radiais e ter a válvula corretora de pressão de freio na traseira, evitando travagem dos pneus em freadas fortes.
Dentre os opcionais coisas básicas ficaram de fora, como o espelho retrovisor direito, mas foram lembrados o filtro de ar banhado em óleo para estradas poeirentas e vidros traseiros basculantes, pra amenizar o calorão tropical nosso. Desembaçador do vidro traseiro e rodas mais esportivas (porém de ferro) eram também oferecidas.

Todas as fotos : ©️Xracer

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Manuais Disney - Novos e Antigos


Resolvi publicar este post que estava editando, após a noticia, divulgada em Fevereiro último (neste link), de que a Editora Abril irá relançar os Manuais Disney, a começar do Manual do Escoteiro Mirim, confirmado para o próximo dia 25 de Maio de 2016 !

Sendo fã e colecionador das revistas Disney, um material que guardo com carinho em minha coleção são os manuais Disney, a primeira série em capa dura publicada entre 1971 e 1979, que ganhei de meus pais na época e nos quais aprendi muitas coisas, tendo lido todos avidamente e com muito gosto e prazer !
Mostro alguns deles neste post.

O manual sempre é consultado pelos Escoteiros Mirins em suas estórias.


Dois manuais muitos interessantes e diferentes, o Manual da Vovó Donalda traz muitas receitas e curiosidades sobre alimentos e receitas, o Manual do Peninha fala sobre a Imprensa e o Jornalismo, de uma forma surpreendentemente interessante, que prende sua atenção !


O Manual do Mickey mostra o Mickey de Paul Murry, detetive e sério, sempre desvendando crimes em Patópolis com o Pateta e o Coronel Cintra, um manual super interessante. Um Mickey que faz falta, pois a imagem dele atual é daquele camundongo de calça vermelha ou vestido da roupa do filme "Aprendiz de Feiticeiro", este Mickey é muito melhor em minha opinião !

Os vilões Mancha Negra, João Bafo de Onça e Professor Gavião participam da capa e contracapa. No início atacando o Mickey e no fim todos no Xadrez...

Este Manual da Maga e Min ficou muito interessante. Compramos ele numa viagem com a familia, em 1979, numa parada da Via Dutra, indo de SP pro RJ. Apesar do tema algo pesado, o assunto é tratado bem levemente, tiro o chapéu da equipe da Editora Abril ao selecionar e editar os assuntos abordados.
Os quatro manuais abaixo e mais o do Escoteiro Mirim foram os meus primeiros manuais. Aprendi muitas coisas neles quando criança !
O Manual do Tio Patinhas aborda o dinheiro e a economia e Mercado financeiro. Também fala sobre a vida de grandes capitalistas e empresas, muitas curiosidades, como o nome das moedas (dólar, libra,etc) ao redor do mundo. 
As estórias em quadrinhos do Tio Patinhas são mostradas com narração e ilustrações, as melhores são quando ele disputa com seus rivais Patacôncio e McMônei e com os bandidos Irmãos Metralha e as bruxas Maga Patalógika e Madame Min. 
O Manual do Prof. Pardal era um dos meus favoritos ! Repleto de coisas pra montar ( eu fiz todos, o periscópio, caleidoscópio, etc) e história de cientistas e invenções. Fabuloso para a época, bem humorado e divertido !

Respeito pela criatividade e originalidade
Todas as fotos inseridas neste blog, se não especificado em contrário, são exclusivamente da autoria de "The SpinBrothers".

Qualquer cópia, das fotos ou dos textos, terá de ser sempre acompanhada do respectivo link deste blog, assinalando como autor "The SpinBrothers", salvaguardando os direitos de autor.