sábado, 20 de dezembro de 2014

Ascensão e Declinio da Midia Impressa

Desculpem o intervalo de quase 3 meses sem posts, nesse meio tempo estivemos bastantes ocupados, mas o blog não foi esquecido, temos nele muito prazer em preparar, pesquisar e publicar !

Um fato que me chamou atenção neste mês de Dezembro de 2014 foi o fim da revista INFO, da Editora Abril em meio impresso.
Sou assinante e leitor da revista a muitos anos e ultimamente notei a mudança de rumo, virou uma revista de informações sobre start-ups, novas tecnologias e artigos de revistas científicas. Confesso que fiquei algo chateado, pois tenho prazer em pegar uma revista e lê-la, na maior parte das vezes de capa e capa, colecionando-a e vendo-as depois arrumadas em pé, uma ao lado da outra, para meu deleite em consulta-la novamente !



 A revista mesmo não acabou, segundo o editorial ela continuará no meio digital, disponivel em computadores, tablets e smartphones. Porém pra mim marca um fim de uma era, assim como o CD substituiu o vinil, mantendo o conteúdo mas mudando a mídia. Agora porém é uma mudança do hardware para o software, do real para o virtual. Com isso 90000 mil revistas deixarão de serem impressas, menos árvores serão usadas para papel, menos lixo será gerado, menos poeira se acumulará,

Outro sinal dessa nova era é recém inaugurada Biblioteca da Universidade Politécnica da Flórida, veja aqui, além de uma visual diferente, ela não tem livros de papel ! São 135 mil livros e periódicos em formato eletrônico, de acesso no local via wi-fi.



Por outro lado, no sentido contrário tive a agradável surpresa de ver (e comprar) a nova revista TOP CARROS, lançada este ano e com um conteúdo voltado para os segmento superior de automóveis , os mais caros, luxosos e esportivos, do Brasil.

A idoneidade dos editores é fator preponderante para o sucesso de uma revista e nisso eles estão em excelente posição, com editores do gabarito do Fernando Calmon, Bob Sharp, Josias Silveira, e o Luiz Perez. O primeiro o mais antigo (salvo engano) colunista de automóveis no Brasil e os demais grandes jornalistas automotivos, editores de revistas e sites (autoentusiastas) e pilotos (Bob Sharp). 

Uma revista como as que mais gosto. Texto agradável, textura do papel levemente fosco, grandes ilustrações e comentários técnicos. Um estilo que agradará em cheio os admiradores da antiga Motor3, apesar do enfoque diferente. Recomendo !





Por enquanto os principais jornais e revistas continuam resistindo no Brasil, já com tiragens com viés descendente. Pra quem sempre foi acostumado com manusear revistas, jornais e livros essa tendência é um certo choque. Por um lado existe a facilidade de armazenamento (num tablet um livro a mais não pesa nada) e transporte, por outro a necessidade de um aparelho para leitura, energia, memória. Empecilhos que estão estão diminuindo cada vez mais, com o barateamento e expansão dos smartphones e tablets, daí que isso está reverberando agora no Brasil com o começo do fim das revistas impressas !

Aos pedidos de por novamente os scans das revistas Motor3 informo que em breve estarei upando eles de novo, só não o fiz até agora porque eles estão em outro micro que não ligo a quase 2 anos e que trarei de volta a vida ainda em 2015. Pretendo escanear mais revistas nesse próximo ano ! Muitos posts interessantes estão sendo preparados e traduzidos para serem em breve postados !

Estou vendendo centenas de revistas de minhas coleções, por motivo de espaço, Já cataloguei 250 revistas até o momento, de carros, motos, informática, ciência e astronomia. Pretendo vende-las a quem também for um entusiasta da tecnologia e da inovação, como eu, e que ainda tenha o gosto de possuir e usar o meio papel. Estarei informando aqui depois mais informações.